O que foi o Renascimento?

O Renascimento foi um movimento cultural que ocorreu na Europa entre os séculos XIV e XVI.

PUBLICIDADE

O Renascimento foi um movimento cultural, intelectual e artístico surgido na Itália no século XIV, vigorando até o XVI.

Inspirado nos valores difundidos pela cultura clássica greco-romana, este movimento foi responsável por uma série de transformações que determinaram novos modos de pensar e realizar as artes e as ciências.

Além disso, o Renascimento foi o responsável por modificar as relações político-sociais e por marcar a transição da Idade Média para a Idade Moderna.

O que foi o Renascimento – Resumo

PUBLICIDADE

O Renascimento é visto como um importante momento da história do Ocidente. Ao incluir a filosofia, a literatura e a ciência, ele destacou seu aspecto laico, pautado pela busca do indivíduo, o humanismo.

De modo geral, o Renascimento pode ser definido como um despertar do humanismo — crença nas possibilidades criativas do ser humano — enquanto um contraste do teocentrismo.

No âmbito artístico, ele representou um resgate ao Classicismo vigente na Antiguidade greco-romana, com o cuidado com a anatomia humana nas obras.

PUBLICIDADE

A representação da realidade tridimensional ao introduzir profundidade nas pinturas foi outra característica dos renascentistas.

O avanço das técnicas e a valorização do homem, demandou muitos estudos no campo da matemática e da anatomia.

O berço desse movimento foi a península itálica, sobretudo as cidades de Florença, Veneza e Roma. Entretanto, ele não ficou restrito a essa região.

PUBLICIDADE

É importante salientar que o Renascimento não se limitou às artes, mas também influenciou e modificou o pensamento europeu de então.

Na filosofia, evidenciou a importância do indivíduo no mundo de Deus, sua liberdade de consciência e capacidade criadora. Na ciência, incentivou a anatomia, física, matemática, experiência científica, entre outros.

A imprensa teve um importante papel nesse momento ao estimular a arte da escrita, responsável por quebrar o monopólio da Igreja Católica na produção de conhecimento.

Vejamos algumas das artes produzidas nesse período:

PUBLICIDADE

Renascimento
O Nascimento de Vênus de Botticelli
Renascimento
Pietà de Michelangelo
Renascimento
Mona Lisa de Leonardo da Vinci

Saiba mais em:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More