Perseu

De acordo com a mitologia grega, Perseu foi um herói da Grécia Antiga.

Perseu foi um herói da mitologia grega. Filho de Zeus e Danai, é considerado um semideus em razão de sua importância.

Ele foi o responsável pela morte de Medusa, um monstro representado por uma mulher que possuía serpentes no lugar dos cabelos.

Mito de Perseu

Danai era uma jovem e bela mortal, princesa de Argos. Seu pai, Acrísio, que era o rei de Argos, fez uma consulta a um oráculo que lhe revela que sua filha não deveria ter nenhum filho.

De acordo com o oráculo, caso ela se tornasse mãe, seu filho seria uma ameaça, pois poderia matar o próprio avô, rei de Argos.

Depois de ter conhecimento dessa história, Acrísio resolve tomar uma medida: trancar a filha no alto de uma torre, impedindo-a de manter contato com qualquer homem. Entretanto, quando Zeus vê a jovem moça presa na torre, o deus se apaixona.

Com o objetivo de se encontrar com Danai, Zeus se transforma em uma nuvem dourada e vai ao seu encontro no alto da torre. Após receber uma chuva dourada, a jovem princesa engravida de Zeus e, juntos, eles têm Perseu.

Ao ficar sabendo da notícia, o pai de Danai resolve prender a filha e seu neto em uma arca e a lança ao mar. Após dias no oceano, os dois são encontrados por um pescador, que oferece comida e abrigo.

Perseu cresce e se torna um homem muito forte. Com isso, o rei Polidecto, da Ilha de Sérifo, resolve contratar o rapaz para enfrentar Medusa, um monstro que habitava a extremidade do mundo, próximo ao reino dos mortos.

Tal convocação ocorre em razão do interesse que Polidecto nutria por Danai, mãe de Perseu. Por isso, ele ordena que o jovem rapaz matasse Medusa, acreditando que o monstro o mataria.

Perseu e Medusa

Com o objetivo de matar Medusa, Perseu conta com a ajuda de alguns deuses, como Hermes, que lhe auxilia quanto ao caminho que deveria seguir, além de lhe dar uma espada mágica.

A deusa Atena lhe presenteia com um escudo de bronze e sandálias com poderes mágicos. Já as ninfas lhe dão um capacete que, quando colocado em sua cabeça, o tornava invisível.

Com o auxílio do capacete mágico, ele consegue chegar até Medusa. Quando a ataca, Perseu tem o cuidado de não olhar diretamente em seus olhos. Através do reflexo de seu escudo, ele corta a cabeça de Medusa. Após matá-la, Perseu coloca sua cabeça em um saco e volta para casa.

Ao chegar ao palácio do rei, ele mostra a cabeça de Medusa. Quando Polidecto olha diretamente para ela, transforma-se em pedra.

Durante a viagem de volta, Perseu se apaixonou por Andrômeda, uma mulher que estava presa no meio do mar. Juntos, eles têm oito filhos: Gorgófona (única filha), Electrião, Sthenelus, Mestor, Helio, Alceu, Perses e Perseides.

Algum tempo depois, Perseu funda a cidade de Micenas e se torna o governante de Tirinto.

Existe outra versão desta lenda que afirma que Perseu entrega a cabeça de Medusa a Atena, que a utiliza para transformar seu escudo em uma ferramenta ainda mais poderosa.

Curiosidade sobre Perseu

Durante uma competição esportiva, Perseu lança um disco com muita força que acaba acertando seu avô, Acrísio, que morre na hora. O lançamento não foi proposital, pois ele não sabia da presença do rei no local.

Saiba mais em:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More