Partenogênese

Você sabia que a partenogênese é um tipo de reprodução assexuada? Vamos conhecê-la melhor!

A partenogênese é um caso de reprodução assexuada, onde não existe fecundação, ou seja, o embrião se desenvolve somente a partir de um óvulo.

Esse tipo de reprodução cria clones do indivíduo fêmea, já que é o único material genético presente na formação do descendente.

A partenogênese é mais comum do que pensamos, ela pode ocorrer em quase todos os grupos de seres vivos como em plantas, insetos, crustáceos, aracnídeos, anfíbios e répteis.

Tipos de partenogênese

No mundo animal, a partenogênese pode ser de três tipos:

  1. Arrenótoca: quando os óvulos se desenvolvem apenas em indivíduos machos;
  2. Telítoca: quando são formados apenas indivíduos fêmeas;
  3. Deuterótoca: quando desenvolvem indivíduos de ambos sexos.

Partenogênese – Abelhas

A partenogênese das abelhas define se os animais serão fêmeas ou machos. As abelhas fêmeas férteis produzem óvulos haploides (n) que, quando não fecundados, se desenvolvem por partenogênese dando origem a machos, também haploides (n).

Os óvulos que são fecundados irão originar fêmeas que serão divididas entre operárias e rainhas através da alimentação recebida no estágio larval.

As larvas que darão origem as abelhas-operárias se alimentam de mel e pólen, já as que serão rainhas também recebem geleia real como alimentação.

Partenogênse - Reprodução das abelhas.
Partenogênse – Reprodução das abelhas.

Partenogênese – Banana

As bananas naturais (Musa balbisiana) possuem sementes, ou seja, são frutos provenientes de uma reprodução sexuada com fecundação.

Partenogênese - Musa balbisiana - Banana selvagem com sementes
Partenogênese – Musa balbisiana – Banana selvagem com sementes

No entanto, todas as outras espécies do gênero Musa, aquelas bananas comuns que consumimos no dia a dia, são originadas por partenogênese e não possuem sementes. Por isso, as bananas são consideradas frutos partenocárpicos.

Os pontos escuros que podemos observar nas bananas são os óvulos não fecundados. Novas bananeiras surgem através da propagação vegetativa, que pode ser natural ou artificial.

Partenogênese - Frutos de banana partenocárpicos com óvulos não fecundados (pontos escuros).
Partenogênese – Frutos de banana partenocárpicos com óvulos não fecundados (pontos escuros).

Veja também: 

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More