Pepsina

Vamos conhecer essa enzima digestiva que atua somente em meio ácido, continue lendo!


A pepsina é uma enzima produzida pelo estômago e a sua principal função é a digestão de proteínas. Ela foi descoberta em 1835, por Theodor Schwann, o nome dela vem do grego pepsis que significa “digestão”.

Função da pepsina

A pepsina é uma das principais enzimas que realizam a digestão química dos alimentos para quebrar as proteínas em moléculas menores. Essa enzima é produzida pelas paredes estomacais.

Ação da pepsina durante a digestão

Os alimentos são quebrados com a ação de várias enzimas que estão presentes no suco digestivo e a ação da pepsina é controlada pelo hormônio gastrina que também é produzido pelas paredes do estômago.

A gastrina estimula a produção de ácido clorídrico no momento em que o alimento entra em contato com as paredes do estômago. Isso aumenta a acidez dentro do estômago, que fica por volta de pH=2.

A pepsina é liberada na forma de pepsinogênio e somente quando entra em contato com o ácido clorídrico se transforma em pepsina.

O pH baixo interrompe a atividade da enzima amilase salivar que faz a digestão de carboidratos e desnatura as proteínas, deixando as ligações peptídicas livres.

Como a pepsina só atua em meio ácido, esse é o momento de atuação dessa enzima. Ela catalisa a quebra dessas ligações peptídicas que ficaram expostas transformando moléculas grandes em pequenas proteínas.

A ação da pepsina, junto a outras enzimas, pode durar até quatro horas dentro do estômago. Ao final da digestão enzimática, o bolo alimentar passa a se chamar quimo e é transportado para o intestino delgado.

Uso comercial da pepsina

Essa enzima pode ser extraída do estômago de suínos e bovinos e é utilizada na indústria de alimentos para produzir coagulantes de leite e amaciantes de carne.

Também pode ser utilizada como tratamento no caso de deficiência de produção da secreção gástrica e na produção de fármacos anti-ulcerativos.

Veja também:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More