Plano de aula – Aula Prática – Morfologia de caule
Fixação de conteúdo sobre a morfologia de caule.
Os caules são os principais órgãos de sustentação e condução das plantas. Eles podem ser aéreos, subterrâneos ou aquáticos, além de ter sua morfologia muito diversificada para se adaptar aos diversos habitats em que se encontram.
Veja a seguir um plano de aula prática sobre morfologia do caule para que você revise o conteúdo com seus alunos!
Plano de aula – Aula Prática – Morfologia de Caule
TEMA: Morfologia de Caule
TEMPO SUGERIDO: 2 aulas de 45 a 50 minutos
OBJETIVOS:
- Reconhecer o que é um caule;
- Identificar os tipos de caule;
- Identificar as partes do caule e suas funções.
MATERIAL NECESSÁRIO:
Os caules aqui descritos são apenas sugestões, o professor(a) pode utilizar os caules que forem de fácil acesso em sua região.
- Inhame
- Batata inglesa
- Cebola
- Gengibre
- Orquídea
- Cacto
- Passiflora sp. (maracujá)
- Chlorophytum sp. (clorófito)
- Ruscus sp. (ruscus)
- Faca de mesa
- Bandejas
- Roteiro de aula prática para cada aluno (veja abaixo)
DESENVOLVIMENTO:
Professor(a), faça o revezamento de materiais entre os grupos, por exemplo: cada grupo pode ficar com 5 exemplares e quando finalizar as anotações no roteiro, trocar os materiais com o grupo que tenha exemplares diferentes.
Dessa forma, se sua sala tiver 4 grupos, por exemplo, você precisará organizar apenas dois conjuntos de materiais.
- Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.
- Apesar da atividade ser realizada em grupo, cada aluno deve ter seu roteiro individual.
- Faça o primeiro exemplar com seus alunos para exemplificar.
- Oriente para que além de observar eles respondam as questões do roteiro.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será feita através da comunicação durante a aula e também da correção dos roteiros.
Roteiro de aula prática – Morfologia de Caule
Colégio:____________________________________________________________________________________
Aluno:___________________________________________________________________Turma: ____________
Para cada caule, faça o esboço de um desenho e aponte todas as estruturas que você vê no caule (nós, entrenós, gemas, folhas, raízes adventícias). Depois responda aos questionamentos. (Material = nome da planta/ Local: aéreo, subterrâneo ou aquático/ Tipo: classificação)
Caule 1
- Material:
- Local:
- Tipo de caule:
Caule 2
- Material:
- Local:
- Tipo de caule:
Caule 3
- Material:
- Local:
- Tipo de caule:
Caule 4
- Material:
- Local:
- Tipo de caule:
Caule 5
- Material:
- Local:
- Tipo de caule:
(Insira quantos materiais forem necessários para sua aula.)
Você pode baixar esse plano de aula e o roteiro em PDF clicando aqui!
Veja também:
- Plano de aula – Aula prática – Germinação de sementes
- Plano de aula – Aula prática – Classificação de folhas
- Plano de aula – Aula prática – Fototropismo
- Plano de aula – Aula prática – Vulcões
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.