Plano de aula – Papéis sociais na família – 2º ano do Ensino Fundamental

Confira o plano de aula sobre os papeis sociais na família que elaboramos para a sua turma do 2° ano do ensino fundamental!

A família é a primeira instituição que a criança estabelece contato. É no seio familiar que o indivíduo aprende a se relacionar, bem como a lidar com frustrações. Considerada a instituição mais antiga entre os seres humanos, ela vem enfrentando modificações com o passar do tempo.

Durante um longo período, a família era composta por pai, mãe e filhos. Esta era a configuração aceita tradicionalmente. Hoje, o advento dos direitos humanos possibilitou que os mais variados casais pudessem legalizar sua união.

A partir de então, legalmente, a família passou a ser formada por variados sujeitos, como dois pais ou duas mães. Além disso, é bastante recorrente nos depararmos com famílias que são compostas somente por mães e filhos; mães, avós e filhos; avós cuidando dos netos e assim por diante.

Compreender as diferentes configurações familiares nos permite entender melhor os papéis sociais na família. Cada indivíduo possui um papel importante para a preservação e garantia do bem-estar dentro do âmbito familiar.

É importante que todos os membros tenham responsabilidade com esta instituição, desde os responsáveis até à criança. Por isso, é interessante incutir desde cedo a importância da valorização e do respeito pelas pessoas que convivem conosco, e a melhor forma de fazer isso é dando o exemplo.

Sendo assim, a equipe do Escola Educação elaborou um plano de aula sobre os papéis sociais na família, direcionado para turmas do 2° ano do ensino fundamental!

Plano de aula – Papéis sociais na família

TEMA: Papéis sociais na família

DURAÇÃO: 2 aulas de 50 minutos cada

OBJETIVOS:

  • Mostrar o que é família;
  • Explicar os papeis sociais na família;
  • Conhecer diversos tipos de configurações familiares;
  • Mostrar a importância de valorizar e respeitar os familiares;
  • Estimular o respeito à família do outro;
  • Desenvolver a linguagem, memória e criatividade.

RECURSOS DIDÁTICOS

  • Folha branca;
  • Lápis de cor.

DESENVOLVIMENTO

Aula 1

Inicie a primeira aula descrevendo a sua família. De forma breve, narre a sua história familiar desde a sua infância até os dias atuais.

Descreva o que cada membro da sua família fazia em termos profissionais e de convivência, exemplo: minha mãe sempre foi muito brincalhona e fazia cócegas em mim. Meu pai brincava de pular corda comigo. Diga quais os momentos em família que você mais gostava de ter.

Feito isso, convide os estudantes a narrarem suas histórias familiares. Deixe que cada um diga com quem mora, com quem já morou, quais momentos eles mais gostam de ter com sua família.

Em seguida, pergunte aos estudantes se eles perceberam algumas características em comum nas falas ditas. Caso nenhum se manifeste, dê uma dica: os momentos que vocês mais gostam de passar com suas famílias envolvem sentimentos, como a alegria.

Pergunte se eles sabem que todos os membros da família têm funções (explique o significado desse termo). Atente para o fato de que todo mundo tem que cooperar para a boa convivência familiar.

Sendo assim, pergunte-lhes quem realiza os afazeres domésticos. É provável que os alunos citem somente uma pessoa. Se esse for o caso, pergunte:

  • É somente essa pessoa que mora na residência?
  • Ela faz comida e suja as louças sozinha?
  • Ela dorme em todas as camas da casa para ter que arrumá-las todos os dias?

Em seguida, diga que todos devemos ajudar na organização da casa e não somente uma pessoa. Saliente que todos os membros têm que desempenhar papéis no âmbito familiar.

Destaque que os estudantes já são moças e rapazes, por isso, podem contribuir nos afazeres domésticos.

Aula 2

Inicie a segunda aula dizendo a sua profissão e a profissão das pessoas que moram com você.

Caso você tenha filho, diga que é o seu papel dar abrigo, estudo, alimento e assistência médica a ele. Em seguida, pergunte aos estudantes qual a profissão das pessoas responsáveis por eles.

Saliente que o papel social dos responsáveis é garantir aos filhos uma casa, comida, estudos e consultas médicas, quando preciso.

Em seguida, pergunte: e o papel social de vocês, filhos, qual é? É provável que eles digam que seja ajudar nos afazeres domésticos, como consequência da aula anterior.

Confirme, diga que é isso, sim, mas não somente. Destaque que o papel dos filhos é ter educação e paciência para lidar com todos da família, dedicar-se aos estudos, brincar, alimentar-se bem, tomar banho e escovar os dentes.

Todas essas atividades devem ser cumpridas sem que alguém solicite, já que eles têm idade para saber se comportar.

Em seguida, peça para que façam um desenho reproduzindo todas as pessoas que moram com eles cumprindo suas funções para o bom funcionamento da família.

Estimule a criatividade!

Veja mais em:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.