Plano de aula para o Dia do Índio
Vamos descobrir mais sobre os povos indígenas com o plano de aula sobre o Dia do Índio?
O Dia do Índio é celebrado no Brasil todos os anos em 19 de abril. A data comemorativa foi sancionada no governo de Getúlio Vargas com a intenção de destacar a importância dos povos indígenas para na sociedade brasileira.
Mas,a celebração não se limita ao território nacional. Em 1995, foi sancionado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em nível internacional, o dia 09 de agosto como o Dia do Índio.
Algumas medidas ainda são adotadas e órgãos são criados com o propósito de preservar a memória e defender os direitos dos povos indígenas, como é o caso da Fundação Nacional do Índio (Funai).
Plano de aula – Dia do Índio
TEMA: Dia do Índio
ANO SUGERIDO: Ensino fundamental
DURAÇÃO SUGERIDA: Uma aula de 45 a 50 minutos
OBJETIVOS:
- Aproveitar a oportunidade de aprender sobre povos indígenas e como eles usam pinturas e outras formas de arte para expressar sentimentos, história e sonhos de sua cultura;
- Reconhecer a importância das contribuições feitas por povos indígenas;
- Considerar as artes populares tradicionais e contemporâneas, incluindo aqueles de outros tempos e lugares;
- Compreender como a arte indígena contribui para a arte na sociedade brasileira;
- Reconhecer como as imagens e a importância da natureza são representadas por um artista que usa elementos indígenas em pinturas contemporâneas ou danças.
MATERIAIS NECESSÁRIOS:
- Imagens de pinturas indígenas (certifique-se de que sejam incluídos símbolos variados), com suas respectivas histórias;
- Projetor de vídeo e tela;
- Materiais de arte, como tintas, pincéis e papel.
DESENVOLVIMENTO:
Inicialmente, o professor deve mostrar e discutir com os alunos sobre a cultura indígena, principalmente as formas de arte. Sugerimos perguntas como:
- Que tipo de pintura é essa?
- Quem criou essa obra?
- Que tipo de outros símbolos o artista usa?
Examine e discuta os símbolos usados e suas interpretações. Explique aos seus alunos que os indígenas, em sua maioria, não têm uma língua escrita. Ressalte que grande parte de sua história foi e ainda é registrada em obras de arte.
As habilidades de pinturas precisam ser cobertas como parte deste processo. Esta atividade é ideal para comparações culturais.
Quando os alunos reconhecem habilidades, complexidades e lógica das artes indígenas, eles podem comparar esta arte com outros gêneros de pintura, por exemplo, a pintura chinesa ou a arte europeia do século XIX. A turma pode discutir semelhanças e diferenças na produção de cada tipo de obra de arte.
Recomendamos que o professor também destaque artistas indígenas que pintam em estilos diferentes, para que a cultura indígena não seja vista de forma muito restritiva.
Considerações culturais
Verifique em pesquisas na Internet os símbolos e cores apropriados para usar em sala de aula. Recomenda-se também um certo cuidado com temas e tópicos particularmente controversos (por exemplo, uso de armas).
AVALIAÇÃO:
O professor precisa avaliar a participação dos alunos em sala e sua dedicação à pesquisa sobre os povos indígenas.
Os alunos podem produzir um relatório sobre alguma das obras de arte e artistas discutidos, ou mesmo expor as diferenças e semelhanças entre obras dos povos indígenas e aquelas de outra culturas.
Ver também:
- Atividades para o Dia do Índio
- Projeto Dia do Índio
- Os melhores poemas para o Dia do Índio
- 5 Objetos de uso cotidiano que vieram dos índios brasileiros
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