Plano de aula sobre a Revolução Industrial
A Revolução Industrial alterou dramaticamente a sociedade europeia, expandiu os tipos de emprego disponíveis e a forma como as pessoas viviam.
A Revolução Industrial alterou dramaticamente a sociedade europeia. Ela expandiu os tipos de emprego disponíveis e alterou a forma como as pessoas viviam no dia a dia.
Apesar dos benefícios, como maior expectativa de vida e aumento da facilidade de trabalho, a revolução resultou em alguns problemas. A partir desse momento da história, surgiu a realidade de trabalhar em condições geralmente deploráveis em fábricas e minas, e viver em condições de superlotação e insalubridade.
A Revolução Industrial também ajudou a politizar as classes média e baixa da sociedade. Isso levou gradualmente à expansão do sufrágio e demandas pela proteção dos trabalhadores e de seus direitos como cidadãos.
Plano de aula sobre Revolução Industrial
TEMA: A Revolução Industrial
ANO SUGERIDO: Ensino médio
DURAÇÃO SUGERIDA: Uma ou duas aulas de 45 minutos cada.
OBJETIVOS:
- Explorar o desenvolvimento da indústria têxtil (foco na invenção de várias máquinas);
- Vincular o rápido crescimento tanto na indústria têxtil quanto na mineração de carvão ao desenvolvimento social;
- Mostram também as condições em que as pessoas trabalhavam;
- Conectar o processo de industrialização à expansão do sufrágio masculino através dos vários projetos de reforma do século XIX na Grã-Bretanha.
MATERIAIS NECESSÁRIOS:
- Livros e anotações escolares;
- Computadores com acesso à Internet para pesquisa.
DESENVOLVIMENTO:
Divida os alunos em dois grupos, atribua a um grupo o papel de industrialistas que apoiam a rápida mudança econômica, e ao outro o papel de artesãos que protestam contra a industrialização.
Parte 1: Indústria têxtil
Comece com uma explicação sobre o desenvolvimento da indústria caseira (protoindustrialização) e informações básicas sobre o rápido crescimento populacional de meados do século XVIII. Você pode usar livros e fontes da Internet para referência.
Em seguida, forneça uma visão geral dos principais inventores e invenções que estimularam o rápido crescimento da indústria. Enfatize o tipo de energia que cada máquina utilizava, o número de trabalhadores substituídos.
Parte 2: Efeitos Sociais da Revolução Industrial
Uma vez que os alunos tenham uma boa compreensão do desenvolvimento da indústria têxtil, os professores podem querer usar fontes primárias para ilustrar como esses desenvolvimentos mudaram a vida cotidiana dos trabalhadores.
Sugestão de questões:
- Como a mudança de um estilo de vida rural para um estilo de vida urbano afetou as famílias?
- Como a separação de empregos por gênero e idade mudou os padrões de trabalho?
- Quais foram alguns dos efeitos a curto e longo prazo do envolvimento na força de trabalho industrial para mulheres e crianças em particular?
Para enfatizar as tensões sociais que surgiram da industrialização, encene um debate entre industriais e artesãos. Peça-lhes que preparem uma declaração para o debate e uma lista de pontos-chave de acompanhamento.
O debate pode ser encenado como um fórum público ou como uma sessão do Parlamento, com cada lado chamado a prestar depoimento.
PARTE 3: Conexões entre a Revolução Industrial e a expansão do sufrágio
Primeiramente, explique o que é sufrágio. Forneça uma visão geral dos principais objetivos dos partidos conservador e liberal da Grã-Bretanha a partir de 1832, traçando mudanças no século XIX.
Apresente os primeiros esforços das pessoas da classe trabalhadora para se organizarem politicamente. Inclua os eventos do Massacre de Peterloo, a ascensão do Movimento Cartista e o desenvolvimento dos sindicatos no século XIX.
Peça aos alunos que observem o aumento da população e o aumento do número de pessoas que vivem em áreas urbanas durante o século XIX.
Em seguida, peça aos alunos que vejam o aumento no número de pessoas elegíveis para votar na Grã-Bretanha durante o mesmo período. Peça-lhes que analisem essa informação.
AVALIAÇÃO:
Avaliar o empenho e participação de cada aluno, assim como sua dedicação à pesquisa e discussões em grupo. Peça para que elaborem um relatório analisando todas as questões mencionadas nesse estudo.
Veja também:
- A Primeira Revolução Industrial
- A Segunda Revolução Industrial
- A Terceira Revolução Industrial
- Consequências da Revolução Industrial
- Questões sobre a Revolução Industrial
- Revolução Industrial no Brasil
- 8 Planos de aula de História – Educação Infantil e Ensino Fundamental
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.