Plano de aula – Desenvolvimento sustentável
Esse plano de aula oferece atividades interativas para ajudar as crianças a entender como podem viver de forma mais sustentável.
É notável que, embora o planeta Terra pareça enorme, quase três quartos de sua superfície são cobertos por água, e apenas cerca de 20% da superfície terrestre é adequada para o cultivo dos nossos alimentos.
As outras áreas, ou são muito quentes ou muito frias, muito secas ou muito úmidas, muito montanhosas e rochosas, em suma, são inadequadas para certos tipos de cultivos. Por isso é tão importante usar os recursos naturais do nosso planeta de forma ponderada. Isso leva ao debate sobre desenvolvimento sustentável.
Confira nosso plano de aula com sugestões de atividades interessantes sobre esse assunto.
Plano de aula – Desenvolvimento sustentável
TEMA: Desenvolvimento sustentável
TEMPO SUGERIDO: Duas aulas de aproximadamente 45 minutos cada.
ANO SUGERIDO: Adequado para alunos do 1°, 2° e 3º ano do ensino fundamental.
OBJETIVOS:
Este conjunto de lições analisa algumas ameaças ambientais que assolam nosso planeta, assim como oferece atividades interativas para ajudar as crianças a entender como podem viver de forma mais sustentável.
MATERIAIS NECESSÁRIOS:
Projetor e tela para a apresentação dos slides.
DESENVOLVIMENTO:
Atividade 1
1. O que estamos fazendo de errado?
Mostre em slides diferentes problemas ambientais: poluição da água, poluição do ar, congestionamento do tráfego, lixo descartado de forma inapropriada e desmatamento.
2. Peça às crianças que identifiquem e descrevam o que está acontecendo em cada slide.
- Elas podem explicar o que é o problema e o que o causa;
- O que pode ser feito para reduzir o problema;
- Questione se elas podem ajudar a reduzir esses impactos de alguma forma, em casa e na escola;
- Pensem juntos em outros tipos de danos que os humanos estão causando em nosso planeta.
Atividade 2
O objetivo dessa atividade é analisar o uso que fazemos da água. Peça às crianças que pensem sobre a quantidade de água que elas e suas famílias usam em uma semana, por exemplo, em casa, para uso pessoal e nos jardins.
Nesse momento, os alunos podem produzir uma lista mostrando os diferentes usos da água no dia a dia: lavar o banheiro, escovar os dentes, cozinhar, regar o jardim etc.
Ao lado de cada uma das descrições, elas podem pensar e anotar maneiras de reduzir o consumo excessivo de água.
AVALIAÇÃO:
Deve acontecer durante todo o desenvolvimento das atividades. Veja como os alunos interagem entre si, ou como participam, cada um da sua maneira. Confira as anotações que fizeram, veja se conseguem desenvolver pequenos debates sobre o assunto.
Peça para que os alunos escrevam e te entreguem qual a importância do desenvolvimento sustentável, o que aprenderam e podem aplicar em suas atividades rotineiras.
Veja também:
- Plano de Aula sobre Meio Ambiente
- Plano de Aula sobre a Água
- Plano de Aula sobre Queimadas
- Plano de Aula sobre Tipos de Poluição
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.