Plano de aula sobre o lixo e reciclagem

Esse plano de aula sobre lixo e reciclagem ensina os alunos sobre quanto tempo dura o lixo nos aterros sanitários e a importância da reciclagem.

Tema:

  • Lixo e reciclagem

Objetivos:

Os alunos irão através desse plano de aula sobre lixo e reciclagem aprender:

  • Trabalhar juntos em grupos para formular sua melhor estimativa de quanto tempo alguns itens de lixo podem durar em um aterro;
  • Aprender sobre as consequências ambientais caso não ocorra a reciclagem.

Material Necessário:

  • lata de refrigerante
  • banana
  • algodão
  • garrafa de vidro
  • bota de couro
  • toco de cigarro
  • sacola plastica
  • saco de papel
  • Copo de isopor
  • meia de lã
  • lata de legumes

(Escreva a lista acima em um quadro)

Introdução:

Antes da Exibição da Lição copie no quadro a lista dos itens acima.

Chame a atenção dos alunos para os itens que você reuniu. Você pode perguntar: O que todos os itens têm em comum? Se seus alunos são muito novos para descobrir a resposta, compartilhe com eles que cada um dos itens provavelmente acabará em um aterro sanitário.

Em seguida, pergunte: O que acontecerá com esses itens quando eles acabarem no aterro? Quanto tempo você acha que eles vão durar lá? Eles desaparecem / desintegram / degradam imediatamente? Ou eles continuarão a ocupar espaço no aterro? Deixe os alunos discutirem livremente essas questões.

Desenvolvimento:

Chame a atenção dos pequenos para a lista no quadro. Peça aos alunos para copiar a lista. Em seguida peça para que eles:

  • Pensem por conta própria sobre quanto tempo cada um dos itens da lista podem durar quando enterrados em um aterro sanitário.
  • Recriem a lista, escrevendo cada item em ordem de acordo com quanto tempo eles acham que pode durar em um aterro. Os alunos devem começar suas listas com o item que eles acham que vai degradar mais rápido e terminar com o que durará mais tempo.

Em seguida, organize os alunos em pequenos grupos. (Grupos de 4 a 5 alunos trabalharão melhor.) Deixe os alunos compartilharem suas listas e discutirem o que eles acreditam ser a sequência correta. Peça a cada grupo para chegar a um consenso sobre a ordem correta dos itens.

Agora é hora dos grupos compartilharem suas listas. Chame um grupo para compartilhar suas respostas primeiro. Peça-lhes que digam a sequência que decidiram. Faça o mesmo com os outros grupos. Quando essa atividade for concluída, chame a atenção dos alunos para as discrepâncias no gráfico. Por exemplo, por que algumas pessoas incluem a sacola plástica antes da banana? Na conclusão da discussão, revele aos alunos que a sequência correta é a seguinte:

  • banana
  • saco de papel
  • algodão
  • toco de cigarro
  • meia de lã
  • bota de couro
  • lata de legumes
  • lata de refrigerante
  • Sacola plástica
  • Copo de isopor
  • garrafa de vidro

Agora forneça a seguinte tabela aos alunos e peçam para que coloquem ao lado o tempo que cada item durará.

Decomposição do lixo
Tempo de duração da decomposição do lixo

Depois de fornecer aos alunos dados sobre o tempo de duração dos itens exibidos, discuta as seguintes perguntas: Os itens continuam a degradar e abrem espaço para o novo lixo? Ou aqueles aterros acabarão por se encher? Será que esses dados nos dizem alguma coisa sobre a importância da reciclagem?

Avaliação:

Peça aos alunos que escrevam um parágrafo explicando o que aprenderam sobre aterros sanitários e a importância da reciclagem.

Conteúdos Relacionados:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.