Principais batalhas da Primeira Guerra Mundial

Confira as principais batalhas que ocorreram durante a Primeira Guerra Mundial!


A Primeira Guerra Mundial (1914-1918) foi um conflito que envolveu diversas batalhas e inúmeras mortes.

Por ser a primeira guerra em nível global, isto é, por ter envolvido países dos cinco continentes, ela se caracterizou como um enfrentamento de grandes proporções, por isso, também é chamada de a Grande Guerra.

Sendo assim, a equipe do Escola Educação selecionou algumas das batalhas mais expressivas que ocorreram durante a Primeira Guerra Mundial, seja pelo número elevado de mortes, seja por motivos estratégicos.

1- Batalha de Tannenberg

A batalha de Tannenberg envolveu as frentes de combate russas e alemãs, na Prússia Oriental, em 1914.

Durante os seis primeiros dias do conflito, os russos tiveram um bom desempenho. Contudo, os alemães possuíam um armamento mais avançado, por isso, conseguiram recuperar o terreno.

Ao perceber a inevitável derrota, o então general russo tentou recuar, mas já era tarde. Inconformado com o resultado do conflito, ele acaba se suicidando.

De um total de 150 mil combatentes russos, somente 10 mil saíram com vida. A Alemanha saiu vitoriosa do conflito, com inúmeros prisioneiros e 500 canhões russos. O exército alemão perdeu 20 mil soldados.

A batalha de Tannenberg totalizou cerca de 160 mil mortes.

2- Primeira Batalha do Marne

A Primeira Batalha do Marne ocorreu em setembro de 1914, tendo envolvido a Alemanha contra a França e o Império Britânico. O local de combate foi o rio Marne, na França.

O fim de 1914 foi marcado pelo recuo das tropas britânicas e francesas devido à invasão alemã que seguia rumo a Paris.

No início do mês de setembro, cerca de 500 mil franceses abandonaram a capital do país. Visando auxiliar o exército francês, o Império Britânico envia tropas à França.

Ainda no início do mesmo mês, as tropas francesas atacam o exército alemão que recebe o comando de recuar.

A batalha chegou ao fim no dia 10 de setembro contabilizando muitas perdas para ambos os lados. Neste conflito, os franceses notaram a importância das trincheiras como tática de guerra.

Estima-se que cerca de 80 mil soldados franceses e 12.733 ingleses morreram neste conflito. As baixas alemãs foram semelhantes às dos franceses.

3- Batalha de Gallipoli

A batalha de Gallipoli ocorreu no Império Otomano, atual Turquia, entre fevereiro de 1915 e janeiro de 1916. Este enfrentamento envolveu a França e Império Britânico contra o Império Otomano.

Após atacar os turcos, a França e o Império Britânico enviam 18 navios de guerra para a Península de Gallipoli e Estreito de Dardanelos, atual Turquia.

Três navios enviados pelos franceses e britânicos sofrem bombardeios e somam 700 mortes, outros três ficaram danificados. Visando conquistar de vez a região, os britânicos enviam 70 mil homens da Nova Zelândia e Austrália.

O ataque teve início em abril de 1915 e em janeiro de 1916, os Aliados (França e Império Britânico) se retiram da região, reconhecendo sua derrota.

Deduz-se que esta batalha tenha provocado a morte de cerca de 35 mil britânicos, 10 mil franceses, 10 mil australianos e neozelandeses e 86 mil turcos.

4- Batalha da Jutlândia

A batalha de Jutlândia foi a maior batalha naval da Primeira Guerra e da história, pois envolveu as maiores frotas navais da época, a da Alemanha e a do Império Britânico.

A disputa em alto mar contou com a participação de cerca de 100 mil homens e 250 navios de guerra. O objetivo dos alemães era acabar com o domínio inglês no mar.

Mesmo enfrentando muitas dificuldades, os alemães não desistiram. Acredita-se que morreram 6.784 britânicos e 3.058 franceses.

O resultado deste conflito é inconclusivo, pois se forem analisadas as táticas, a Alemanha saiu vencedora. Mas se levarmos em conta as estratégias, foi o Império Britânico.

De qualquer modo, as duas nações pleitearam a vitória.

5- Batalha de Verdun

A batalha de Verdun ocorreu entre os meses de fevereiro e dezembro de 1916, em Verdun, França. Este conflito se iniciou após o Império Alemão se direcionar ao Ocidente e não rumo ao leste europeu.

O objetivo era atacar a França e negociar a paz. No entanto, tal ação deu errado e contou com uma violenta reação dos franceses que terminaram o conflito vencedores.

A batalha de Verdun ficou conhecida, entre outros motivos, pela quantidade de mortos que provocou. Estima-se que 350 mil pessoas morreram, além de 1 milhão de feridos ou desaparecidos.

6- Batalha de Somme

A batalha de Somme envolveu a França e o Império Britânico contra a Alemanha. Ela ocorreu entre os meses de julho e novembro de 1916, em Somme, França.

Considerada a batalha mais sangrenta da Primeira Guerra Mundial, o objetivo era impedir o avanço dos alemães no território.

Ainda no primeiro dia de combate, cerca de 19 mil britânicos perderam suas vidas. O número de mortos não assustou o Império Britânico que enviou mais soldados de suas colônias. Até agosto, 250 mil alemães foram mortos.

A Alemanha enfrentava uma grande dificuldade, pois os navios britânicos impediam a chegada de alimentos a eles.

Este foi o primeiro conflito que contou com a participação de tanques de guerra. Adolf Hitler combateu neste conflito.

Este enfrentamento contou com a morte de 600 mil franceses e ingleses, além de 465 mil alemães.

Batalha de Somme.

Vejamos os nomes de mais algumas batalhas da Primeira Guerra Mundial:

  • Batalhas das Fronteiras (1914)
  • Terceira Batalha de Ypres (1914)
  • Batalha de Neuve Chapelle (1915)
  • Segunda Batalha de Champagne (1915)
  • Batalha de Fromelles (1916)
  • Batalha de Caporetto (1917)
  • Batalha de Cambrai (1917)
  • Batalha de Amiens (1918)

Saiba mais em:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More