Conheça os 10 romances mais importantes da literatura brasileira
O Brasil possui grandes nomes da literatura. Pensando nisso, separamos uma lista com os romances mais importantes da literatura brasileira.
Machado de Assis, Guimarães Rosa, Graciliano Ramos, Clarice Lispector… O Brasil possui grandes escritores, o que torna a nossa literatura muito rica. Mesmo assim, como recita Umberto Eco, “o mundo está cheio de livros fantásticos que ninguém lê”.
No Brasil, principalmente quanto se fala em escritores nacionais, muitas pessoas acabam criando antipatia por alguns títulos, por conta de avaliações burocráticas na escola. Ao invés do apego à leitura, um efeito contrário pode ser gerado.
Apesar disso, com a maturidade, é comum ver os títulos com outros olhos. É surpreendente como uma segunda visita nas obras pode revelar que, por trás de palavras, existe um belo tesouro na nossa estante.
Pensando nisso, separamos uma lista com os 10 romances mais importantes da literatura brasileira. Confira:
Vidas Secas (1938)
O romance de Graciliano Ramos acompanha a rotina desesperadora de pessoas que vivem no sertão nordestino. Essas pessoas sempre mudam de fazenda e se encontram isoladas do mundo. Com isso, surge um questionamento de Fabiano e Sinhá Vitória: eternizar esse ciclo ou dar uma vida melhor para seus filhos?
O Ateneu (1888)
Raul Pompeia nos apresenta Sérgio, um menino que estudava em um dos melhores colégios do país. Nesta história, o garoto descobre um mundo onde não existe lugar para amor e amizade. Conheça as desilusões de Sérgio.
Grande Sertão: Veredas (1956)
Essa obra, de Guimarães Rosa, é conhecida como uma enciclopédia do Sertão. A história é narrada por Riobaldo e no contexto, ele esclarece sua inocência em relação a três episódios centrais, sendo o pacto com o diabo, o amor por Diadorim e as mortes que ele comete na jagunçagem.
Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881)
Leia uma desconstrução bem irônica do Brasil, que retrata a hipocrisia que escancarava a elite do século XIX. No contexto, Machado de Assis é um narrador defunto, que zomba das pessoas com quem conviveu. Essa foi uma das obras mais inovadoras daquele século.
Redações do Escrivão Isaías Caminha (1909)
A obra de Lima Barreto representa os marginais no Rio de Janeiro, que sonham com a modernidade. Acompanhe o drama de um mulato muito inteligente, mas que por conta de sua cor, é violentamente discriminado.
Fogo Morto (1943)
José Lins do Rego retrata o Ciclo da Cana de Açúcar, com recursos narrativos mais modernos. Ele consegue transformar o fim do período colonial em algo fantasmagórico, com a falência do modelo social de engenhos.
A Paixão Segundo GH (1964)
Esse é conhecido como um dos livros mais importantes de Clarice Lispector. A história não tem início e nem fim. Tanto o começo, quanto o final, conta com reticências. Isso indica que o leitor pode acompanhar as metáforas e ainda se questionar sobre o que acontece.
A Pedra do Reino (1971)
O livro de Ariano Suassuna apresenta uma incorporação da cultura popular. O narrador é preso por conta de um trágico episódio do sertão e isso constrói o romance como uma peça de defesa, buscando provar a sua inocência.
O Coronel e o Lobisomem (1964)
Essa obra, de José Cândido de Carvalho, se passa no litoral carioca, onde um narrador mentiroso, que adora contar vantagem, revela em cada episódio a sua ingenuidade de roceiro. O coronel, que acreditava em lobisomens, é enganado pelas figuras urbanas, chegando ao fim deste mundo místico.
Macunaíma (1928)
Mario de Andrade nos apresenta um divertido retrato do Brasil. Na história, o índio Macunaíma é retratado desde o seu nascimento até a sua morte. Com isso, são apresentadas aventuras em que ele é ajudado por seus irmãos e outros personagens, na busca de uma pedra que havia recebido de seu grande amor.
Veja também:
- 15 Sites para fazer download gratuito de livros ou ler na plataforma online
- 14 Bibliotecas virtuais para encontrar livros online e baixar gratuitamente
- Os 40 melhores livros para ler antes de morrer
- Confira a lista com os 20 melhores livros de romance
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.