Tudo sobre Taekwondo – Resumo, história, fundamentos e regras
Todos os detalhes sobre a história, fundamentos e regras da arte marcial Taekwondo, esporte difundido em todos os continentes.
O Taekwondo é um esporte que chegou ao Brasil na década de 70 por pedido do então presidente Emílio Garrastazu Médice para ser ensinado à Polícia Secreta.
Os mestres Sang Min Cho, Sang In Kim e Kun Mo Bang foram os primeiros a vir ao Brasil para ensinar essa arte marcial. Hoje, o Taekwondo é uma das lutas mais praticadas no país e tem uma série de fundamentos e regras únicos.
Zhao Shuai, Kim So-Hui, Jade Jones, Ahmad Abughaush, Oh Hye-Ri e Cheick Sallah Cissé são alguns dos melhores lutadores de Taekwondo do mundo na atualidade.
O que é Taekwondo?
O esporte coreano Taekwondo é uma arte marcial. Assim como o futebol é símbolo nacional do Brasil, essa arte marcial é um símbolo coreano.
A palavra Taekwondo significa O caminho dos pés e das mãos (Tae = pés; Kwon = mãos; Do = caminho) e busca, através de seus movimentos, a paz interior como verdadeiro caminho para o discípulo.
Sendo assim, Tae se refere a saltar, voar, chutar ou esmagar com pé. Kwon significa punho e, principalmente, golpear ou destruir com a mão. Já o Do se refere à arte ou ao caminho. Segundo a Federação Brasileira de Taekwondo, significa “o bom caminho construído e pavimentado no passado pelos santos e sábios”.
Ele é praticado em campeonatos oficiais dos Jogos Asiáticos, Jogos Pan-Americanos e Jogos Olímpicos.
Origem e a história do Taekwondo
A luta pode ser rastreada há mais de 1300 anos na região da Coreia do Sul pelo nome Tae Kyon. Nessa época, era usada para melhorar o desempenho dos soldados.
Formou-se uma tropa de guerreiros de elite denominada Hwarang. O grupo tinha como base a disciplina mental, prática de arco e flecha, espada e outras formas de luta pautadas no uso dos pés e mãos.
A luta foi proibida durante a ocupação japonesa por 36 anos e, após a Segunda Guerra Mundial, foi novamente praticada abertamente.
O Taekwondo como praticado hoje originou em 1955, institucionalizado através da união de diversas escolas.
Federação Internacional de Taekwondo (ITF)
A Federação Internacional de Taekwondo foi fundada no dia 22 de março de 1966 pelo general Choi Hong Hi em Seul, capital da Coreia do Sul. Dessa forma, a Federação foi criada para promover o crescimento e prática correta da arte marcial.
O órgão é responsável pela coordenação e aprovação de torneios e seminários, estabelecimento de normas de ensino, colaboração com afiliados e fornecimento de classificações e certificações.
Características do Taekwondo
Em comparação com as demais artes marciais, o Taekwondo possui características específicas. Uma delas é a violência, apesar de prezar pela integridade física dos participantes.
É permitido o uso dos pés e das mãos tanto para ataque quanto para defesa, e a cabeça e tórax são protegidos por equipamentos. O Taekwondo é conhecido não só pelas técnicas, mas pela filosofia que carrega.
As pessoas que praticam o esporte podem esperar conhecer técnicas de defesa pessoal, destreza e flexibilidade, desenvolvimento da concentração e coordenação motora. Além disso, também ocorre o desenvolvimento da autodisciplina, respeito e responsabilidade.
Faixas do Taekwondo
O ranking de Taekwondo é feito através de faixas de seis cores sólidas: branco, amarelo, verde, azul, vermelho e preto.
As faixas coloridas são chamadas de geup e as pretas são ranks ou dan. Confira as cores e os significados das faixas de Taekwondo:
Branca – 10º geup
Significa a inocência do aluno iniciante que não tem conhecimento de Taekwondo. Requisito mínimo de 3 meses.
Branca com ponta amarela – 9º geup
Exigência mínima de 3 meses.
Amarela – 8º geup
Significa a terra da qual uma planta brota e cria raízes à medida que o fundamento do Taekwondo é colocado. Requisito mínimo de 4 meses.
Amarela com ponta verde – 7º geup
Exigência mínima de 4 meses.
Verde – 6º geup
Significa o crescimento da planta quando as habilidades do Taekwondo começam a se desenvolver. Exigência mínima de 4 meses.
Verde com ponta azul – 5º geup
Exigência mínima de 4 meses.
Azul – 4º geup
Significa o Céu para o qual a planta amadurece em uma árvore imponente à medida que o treinamento no Taekwondo progride. Requisito mínimo de 4 meses.
Azul com ponta vermelha – 3º geup
Exigência mínima de 5 meses.
Vermelha – 2º geup
Significa perigo, alertando o aluno para exercer controle e alertando o oponente para ficar longe. 6 meses de exigência mínima.
Vermelha com ponta preta – 1º geup
Exigência de 6 meses.
Preta – 1º dan
Oposto à branca, significando, portanto, maturidade e proficiência no Taekwondo; também indica a impermeabilidade do usuário à escuridão e ao medo.
Preta com duas listras – 2º dan
Instrutor Assistente (deve permanecer neste posto pelo menos 2 anos)
Preta com três listras – 3º dan
Instrutor Assistente (deve permanecer neste posto pelo menos 3 anos).
Preta com quatro listras – 4º dan
Instrutor Internacional (deve permanecer nessa classificação pelo menos 4 anos). Neste ponto, uma pessoa pode se tornar um SaBum-Nim.
Preta com cinco listras – 5º dan
Instrutor (deve permanecer nessa classificação pelo menos 5 anos).
Preta com seis listras – 6º dan
Instrutor (deve permanecer nessa classificação pelo menos 6 anos).
Preta com sete listras – 7º dan
Mestre Instrutor (deve permanecer nesse rank pelo menos 7 anos).
Preta com oito listras – 8º dan
Mestre Instrutor (deve permanecer nesse rank pelo menos 8 anos)
Preta com nova listras – 9º dan
Grão-Mestre
Roupa de Taekwondo
O praticante da arte usa um dobok, composto de calça e casaco. Na cintura, usa-se uma faixa e, por baixo das roupas, protetores genitais, caneleiras, protetores de antebraços e protetor bucal.
Além disso, usa-se um capacete, colete e protetores de mãos e pés.
Regras do Taekwondo
No esporte, o objetivo é acertar pontos específicos que conferem pontos com os pés e as mãos. Uma partida possui três rounds de dois minutos cada. Entre cada round, há um descanso de um minuto. O cronômetro é pausado com cada interferência da arbitragem.
Caso ocorra um empate no terceiro round, é iniciado um quarto em que o primeiro a marcar ponto se torna vencedor. Sendo assim, os golpes são válidos em somente duas áreas: no tronco e na cabeça. Socos são permitidos somente no tronco, e chutes são válidos para as duas áreas.
O soco no tronco vale um ponto, assim como um chute no tronco. Já um chute giratório no tronco e chute na cabeça valem três pontos cada. Por último, um chute giratório na cabeça vale quatro pontos.
Os pontos são atribuídos pelo sistema eletrônico presente nos equipamentos dos atletas, mas é necessário que dois dos três juízes laterais confirmem os pontos e diferenciação entre um chute normal e giratório.
O lutador que receber mais pontos é o vencedor. Em caso de empate, há um round extra. Um nocaute ou uma diferença de doze pontos também podem garantir uma vitória.
Há advertências (kyong-go) e penalidades (gam-jeom) para aquele que não cumprir regras básicas de combate, assim como atraso, desrespeito e cruzamento da linha da área.
Filosofia e princípios do Taekwondo
Os cinco princípios do Taekwondo são:
1 — Cortesia
A cortesia deve estar presente em todas as relações. É necessário respeitar o próximo e prezar pelo bem-estar das pessoas.
2 — Integridade
Um lutador de Taekwondo deve ser íntegro e cumprir suas obrigações na sociedade de forma absoluta, sem ser à custa de outrem.
3 — Perseverança
Não se deve desistir ao encontrar obstáculos.
4 — Autocontrole
Na luta e na vida, é necessário controlar seus movimentos e emoções.
5 — Espírito Indomável
É necessário sempre manter a motivação na vida, com força e determinação.
Juramento do Taekwondo
O juramento do Taekwondo é feito no início de toda aula, no momento de entrega de alguma faixa, em competições, entre outros casos. Nas aulas, os alunos devem dizer:
Eu prometo:
observar as regras do Taekwondo,
respeitar instrutores e meus superiores,
nunca fazer mal ao uso de Taekwondo,
construir um mundo mais pacífico,
ser campeão da liberdade da justiça.
O juramento no momento de receber a faixa preta é:
Juro sempre manter o espirito do Taekwondo,
não parando de treinar até o fim da minha existência.
Juro cumprir o regulamento de Taekwondo, procurando jamais errar,
porque sou faixa preta de Taekwondo.
Juro respeitar e obedecer por toda minha existência
a pessoa e os ensinamentos do meu mestre.
Juro respeitar e obedecer os mais graduados do que eu,
e tratar com amor e carinho os menos graduados.
Leia também:
- Judô
- Jiu-Jitsu – Regras, faixas, kimono, graduação e golpes
- Kung Fu – O que é, golpes, história, origem e roupas
- 15 Esportes mais praticados no Brasil
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.