Tecido cartilaginoso
Continue lendo para conhecer esse tecido que sustenta e protege muitas partes do corpo.
O tecido cartilaginoso é conhecido popularmente por cartilagem. Ele não possui vascularização, por isso, tem lenta cicatrização em caso de danos.
Ele é um tipo de tecido conjuntivo que é rígido, porém, flexível. Além da ausência de vasos sanguíneos e linfáticos, ele também não apresenta células nervosas.
As cartilagens são encontradas em diversas partes do corpo humano como nas orelhas, no nariz, nos discos entre as vértebras e nas articulações.
Características do tecido cartilaginoso
O tecido cartilaginoso é formado por condrócitos e condroblastos, que são condrócitos jovens. Essas células recebem nutrição através do líquido sinovial e estão distribuídas em uma matriz cartilaginosa.
Essa matriz possui muitas glicoproteínas e fibras elásticas e colágenas que garantem a flexibilidade da cartilagem.
Os condrócitos são células ovoides, na fase adulta, têm poucas organelas e o citoplasma rico em lipídios.
Os condroplastos são as células que originam os condrócitos, eles produzem grandes quantidades de fibras proteicas e, quando perdem sua atividade, se tornam os condrócitos. Os dois tipos celulares ficam aprisionados pela matriz cartilaginosa.
Função do tecido cartilaginoso
O tecido cartilaginoso está associado à sustentação de tecidos moles, formação e crescimento dos ossos e possui papel fundamental na proteção de extremidades ósseas que desliza sobre outros ossos, como as articulações.
A cartilagem também absorve impactos, função importante para os discos intervertebrais, por exemplo.
Tipos de cartilagem
Confira um breve resumo dos tipos de cartilagem:
- Cartilagem hialina: possui matriz formada por colágeno tipo II e é envolvida pelo pericôndrio. Ela forma o esqueleto inicial do feto e depois é substituída pelos ossos, também é encontrada nos brônquios, nariz e traqueia.
- Cartilagem elástica: possui uma grande quantidade de fibras elásticas e também é revestida pelo pericôndrio. É encontrada na epiglote, na laringe e no pavilhão auditivo.
- Cartilagem fibrosa: possui muitas fibras de colágeno tipo I e não possui pericôndrio. É presente nos discos intervertebrais, ligação dos tendões, ossos e discos articulares dos joelhos.
Veja também:
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.