Timo

O timo é uma importante glândula de defesa do organismo. Vamos conhecê-la?

O timo é uma glândula que atua no sistema imunológico, ele é considerado um órgão linfoide primário, fica localizado no tórax, na frente do coração, entre os dois pulmões.

Essa glândula aumenta de acordo com o crescimento do indivíduo até o início da puberdade, quando ele pesa em torno de 40 gramas.

Durante a fase adulta, o timo regride de tamanho, mas não perde suas funções com essa diminuição.

Timo
Timo

Função do timo

O timo atua diretamente nas células de defesa do organismo, ele é o principal responsável pela maturação dos linfócitos T.

A medula óssea produz os linfócitos imaturos e os encaminha até o timo, onde eles passam pelo processo de amadurecimento para se transformarem em linfócitos T.

Os linfócitos T são selecionados pelo timo e só são liberados na corrente sanguínea quando eles não reagem a proteínas e antígenos do próprio organismo.

Além disso, o timo também produz o hormônio timosina, que é o responsável por estimular a maturação dos linfócitos provenientes da medula óssea.

Anatomia do timo

O timo é dividido em dois lobos unidos que são formados por numerosas estruturas aglomeradas que se assemelham a lobos menores e possuem diversos tamanhos. Geralmente, o lobo direito é menor que o lobo esquerdo.

Cada lobo possui um córtex que é uma região periférica que retém muitos linfócitos e uma medula que fica na região central e possui poucos linfócitos que já passaram pelo processo de maturação.

Os linfócitos que não são liberados na corrente sanguínea são destruídos pelos macrófagos que também compõe o timo.

Timo - Anatomia dos lobos
Timo – Anatomia dos lobos

Veja também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More