Tipos de tartaruga de água doce – Conheça 5 espécies e suas particularidades

Existem diferentes tipos do réptil. Conheça algumas espécies que vivem em água doce.

As tartarugas não costumam ocupar o topo da lista de animais de estimação, mas há pessoas que são apaixonadas por esses répteis em todo o mundo.

Se você pensa em ter um bichinho em casa, antes de adotar uma tartaruga é importante saber que existem diferentes tipos para escolher uma que se adeque corretamente às condições do ambiente que você pretende inseri-la.

Se for para adotar uma tartaruga ou simplesmente conhecer mais sobre esse universo, conheça cinco tipos de tartaruga de água doce.

Tartaruga de orelha amarela

Tartaruga de orelha amarela
Tipos de tartaruga – Tartaruga de orelha amarela

Essa tartaruga é proveniente da região do México e Estados Unidos e recebeu o nome por causa das listras em seu corpo. O tamanho de uma fêmea é de em média 30 cm, já o macho possui cerca de 20 cm de comprimento.

Ela possui hábitos diurnos, com dieta onívora formada por vegetais, frutas e pequenos animais como insetos e caracóis. Contudo, na alimentação das crias predominam os insetos e peixes. Com o crescimento, preferem vegetais.

Tartaruga pintalgada

Tartaruga pintalgada 
Tipos de tartaruga – Tartaruga pintalgada

A tartaruga pintalgada é natural nos Estados Unidos, mais precisamente na região Nordeste do país. O habitat natural é composto por pântanos e rios calmos, com vegetação por todo lado.

O tamanho dessa tartaruga é em média 12 cm, com uma carapaça preta ou marrom escura pintada. Porém, com a idade, as pintas podem desaparecer.

Os machos possuem olhos marrons e as fêmeas têm olhos alaranjados, além dessas serem maiores e de cauda curta. Também, por ser semiaquática, pode alternar entre a terra e a água.

Tartaruga nariz de porco

Tartaruga nariz de porco
Tipos de tartaruga – Tartaruga nariz de porco

O nome da espécie é uma referência clara à semelhança com o nariz dos suínos. A carapaça e o plastrão (localizado na parte ventral do casco) são moles, semelhantes ao couro, podendo chegar a 60 cm de comprimento. Já suas nadadeiras são anatomicamente adequadas para o nado, sendo rápidas e eficientes na água, mas dificultam a locomoção terrestre.

Habitam a região da Oceania em lagos e rios de água doce, mangues, alagados e estuários de água salobra e até mar aberto. Na maior parte do tempo, estão submersas em fundos lodosos entre 1 e 3 metros de profundidade.

Nesses ambientes, caçam pequenos peixes, moluscos, insetos, larvas e crustáceos. Porém, a dieta principal é herbívora, composta por frutas, flores e raízes.

Tartaruga-de-ouvido-vermelho

Tartaruga de ouvido vermelho
Tipos de tartaruga – Tartaruga de ouvido vermelho

A tartaruga-de-ouvido-vermelho ganha o nome por causa das listras vermelhas nas laterais da cabeça. Seu tamanho é em média 30 cm e são nativas da América do Norte.

A alimentação é composta por vegetais, insetos e pequenos peixes, vivendo cerca de 30 anos. Já em cativeiro costumam ser alimentadas erradamente com alface, cenouras, batatas e algumas outras plantas com folhas, o que lhes provoca deformações graves. Devidamente cuidadas, vivem em média 40 anos.

Costumam viver predominantemente na água doce, mas vão para rochas secas com o intuito de aquecer-se. Em seguida, mergulham novamente.

Tartaruga de Cumberland

Tartaruga de Cumberland
Tipos de tartaruga – Tartaruga de Cumberland

Natural dos Estados Unidos, principalmente dos estados de Kentucky e Tennessee, pode chegar a 21 cm. Essa tartaruga vive em pântanos, lagos, riachos e rios com substrato orgânico.

A alimentação é onívora, uma vez que se alimenta de algas, peixes, girinos ou lagostins. Além disso, quando jovem, prevalece a dieta carnívora.

Leia também:

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More