5 Filmes do Oscar que podem ajudar no vestibular

Filmes são produções culturais capazes de promover discussões sobre a sociedade. Confira obras premiadas que podem ajudar no vestibular.


Vestibulares são desenvolvidos para testar não só o conhecimento acadêmico, mas também o arcabouço de informação que o candidato possui, assim como a capacidade de conectar e transmitir ideias.

Sendo assim, a cultura é uma grande aliada, uma vez que pode refletir momentos históricos, teorias da ciência e muito mais. Também, pode ser mais fácil e prazeroso ouvir uma música que decorar um estudo de um sociólogo.

Por essas razões, filmes podem ser úteis durante os processos seletivos. Confira filmes do Oscar que podem ajudar no vestibular!

1 Jojo Rabbit

Jojo Rabbit
Filmes do Oscar que podem ajudar no vestibular – Jojo Rabbit

Com temáticas como nazismo e fascismo, o filme é uma sátira que se passa na Alemanha na época da Segunda Guerra Mundial.

Jojo, um garoto de 10 anos, tem como amigo imaginário Adolf Hitler e sonha em integrar um grupo nazista. Ao descobrir que sua mãe esconde uma judia na residência, tem uma transformação.

O filme é útil para desenvolver um texto sobre o contexto que resultou na ascensão e permanência de Hitler.

2 12 anos de Escravidão

12 anos de Escravidão
Filmes do Oscar que podem ajudar no vestibular – 12 anos de Escravidão

O filme é baseado na história real de Solomon Northup, que, durante a Guerra Civil norte-americana, lutou mais de uma década pela liberdade depois de ser sequestrado e escravizado em 1841.

Assim, trata de questões históricas e aborda o racismo, tema muito relevante na sociedade.

3 Coringa

Coringa
Filmes do Oscar que podem ajudar no vestibular – Coringa

Essa releitura da história do inimigo do Batman acompanha o palhaço Arthur, que vive com sérios problemas psicológicos. Após ser demitido de seu emprego e ser negado acompanhamento psicológico, vê seu estado mental piorar e comete uma série de assassinatos em Gotham.

Dessa maneira, o filme trata os temas da necessidade de uma infraestrutura adequada, concentração de renda e distúrbios mentais. Além disso, foi criticado por espectadores por possivelmente incitar violência como forma de vingança, como ocorre em massacres com armas de fogos em locais como escolas, cinemas e igrejas.

Por isso, o filme pode ser utilizado para abordar diversos temas como segurança, desigualdade social e desamparo da população.

4 Adoráveis Mulheres

Adoráveis Mulheres
Filmes do Oscar que podem ajudar no vestibular – Adoráveis Mulheres

A adaptação do livro clássico intitulado Mulherzinhas, lançado há mais de 150 anos, acompanha a história de quatro irmãs em uma realidade em que mulheres possuem pouco controle sobre as próprias vidas.

Sendo assim, é possível trabalhar sobre machismo, feminismo e a sociedade patriarcal por meio desse filme.

5 Parasita

Parasita
Filmes do Oscar que podem ajudar no vestibular – Parasita

Sucesso em 2020, Parasita é um filme sul-coreano que levanta diversos temas importantes. Além de fugir da concentração cultural de Hollywood, o diretor Bong Joon-ho abordou a intolerância de falantes de inglês para com filmes internacionais, revelando um problema da indústria cultural.

Já o filme trata de concentração de renda e desigualdade social enquanto acompanha uma família pobre que trabalha na casa de uma família rica. Também é possível falar sobre a crescente influência sul-coreana na cultura mundial.

Leia também:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More