Início da Segunda Guerra Mundial

Confira como ocorreu o início da Segunda Guerra Mundial!


O início da Segunda Guerra Mundial ocorreu quando o exército alemão invadiu a Polônia, no dia 1° de setembro de 1939.

Tal invasão se deu em razão das consequências sofridas pela Alemanha após a Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Ela defendia a devolução do Porto de Danzig e do “corredor polonês”, obtidos pela Polônia após o conflito.

Diante da recusa do governo polonês em devolver tais territórios, o país foi invadido pelo exército de Hitler. Rapidamente, a França e a Inglaterra declaram guerra à Alemanha.

A Segunda Guerra Mundial durou seis anos, de 1939 a 1945, e somou um total de aproximadamente 50 milhões de mortos.

Causas da Segunda Guerra Mundial

As causas da Segunda Guerra Mundial são variadas. Por isso, é importante compreendermos as consequências da Primeira Guerra Mundial para entendê-las.

Após o fim da Primeira Guerra, os países vencedores impuseram diversas penalidades econômicas, além de perdas territoriais como forma de punir a Alemanha, considerada a principal responsável pela eclosão do conflito.

Com isso, o Tratado de Versalhes foi um tratado de paz que encerrou oficialmente a guerra e determinou, entre outras medidas, as seguintes punições à Alemanha:

  • Diminuição do exército alemão para 100 mil membros impedidos de manusear armas pesadas;
  • Pagamento de uma indenização bilionária;
  • Abrir mão dos navios mercantes e de suas colônias às nações vencedoras;
  • Devolução da Alsácia-Lorena à França;
  • As terras do leste foram entregues à Polônia.

Após o conflito, a Alemanha enfrentou uma grave crise financeira, marcada por um alto índice de desemprego, inflação e enfraquecimento da moeda.

Esta realidade fez com que os alemães passassem a alimentar sentimentos de ódio e desejo de vingança. Um cenário ideal para a propagação de ideologias extremistas, como o nazismo.

Para os nazistas, as mazelas enfrentadas pelos alemães eram provocadas pelos judeus e por uma conspiração internacional.

Convencidos por um discurso baseado no ódio, uma parcela dos alemães confiaram em Adolf Hitler, líder do Partido Nazista, o elegendo nas eleições de 1933.

O início da guerra

Os alemães se sentiram profundamente penalizados e humilhados com as determinações impostas pelo Tratado de Versalhes. Com isso, eles ficaram revoltados com as punições que, entre outros pontos, exigia a entrega dos territórios ao leste.

Nesta região foi criado o “corredor polonês”, uma faixa de terra que envolvia o Porto de Danzig, que foi cedido à Polônia para que ela tivesse acesso ao mar.

Esta medida fez com que a Alemanha perdesse domínios territoriais, além do acesso a matérias-primas conseguidas na Sibéria, Romênia, Ucrânia e Cáucaso.

Com a ascensão de Hitler ao poder, a Alemanha passou a vivenciar uma melhora em sua economia. A partir de então, as finanças do país se direcionaram para a guerra.

Confrontando as determinações do Tratado de Versalhes, em 1935, os alemães retomam a produção de armas e tornam o serviço militar obrigatório. Além disso, Hitler comanda uma política expansionista com o objetivo de reunir os povos germânicos.

Causando insatisfações na França e Inglaterra, em 1938 os alemães anexam a Áustria e, em 1939, fazem o mesmo com parte da Tchecoslováquia.

A ação nazista não foi vista com desconfiança, pois as grandes potências consideraram tais medidas benéficas – até certo ponto – pois impediram o avanço do comunismo, da União Soviética.

Além disso, tais países não tinham a intenção de se envolver novamente em uma guerra, frente às duras consequências geradas pela Primeira Guerra.

Hitler e Stalin assinaram um acordo de não agressão que deveria durar cinco anos. Sendo assim, ambas as nações estavam impedidas de duelar entre si.

Os líderes concordaram que, se a Polônia fosse invadida pela Alemanha, a URSS seria beneficiada com parte do território do país invadido.

Com isso, a invasão alemã na Polônia significou o início da Segunda Guerra Mundial, na medida em que, como reação a tal medida, franceses e ingleses declaram guerra contra a Alemanha.

Saiba mais em:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More