Partido Republicano e Partido Democrata nos Estados Unidos da América
Os partidos republicano e democrata são os que mais se perpetuam no poder dos EUA.
Os Partidos Republicano e Democrata, desde o século XIX, têm alternado o poder nos Estados Unidos da América.
Em síntese, a ideologia democrata privilegia a intervenção do Estado na economia e a filosofia na perspectiva mais liberal. Por outro lado, a ideologia republicana abraça a atuação mais branda do Estado e legitima ideias mais conservadoras.
Porém, ainda que se fale muito só de ambos os partidos nos EUA e eles sejam os dois maiores, não existe apenas os dois no país. No entanto, o modo em que o sistema eleitoral é organizado nos Estados Unidos faz com que eles tomem conta do cenário político.
Compreenda um pouco mais sobre esses dois grandes partidos.
Partido Republicano
O Partido Republicano, comumente conhecido pela sigla GOP, cujo significado é Grand Old Party (Grande Partido Antigo) teve a sua origem inspirada no Partido Federalista, existente após à Independência dos Estados Unidos da América.
As suas características são de um perfil pendente ao conservadorismo político e ao liberalismo econômico. A eles são denominadas nomenclaturas como conservative (conservador) e liberal conservative (liberal conservador).
Diante disso, há o interesse pela defesa da propriedade privada, o porte legal de armas, o livre mercado e a livre concorrência.
Partido Democrata
O Partido Democrata teve a sua origem inspirada no Partido Republicano Jeffersoniano, que foi organizado no final do século XVIII. Com grande presença no Sul dos EUA, o partido Democrata foi unindo a pauta agrária escravocrata.
Alinhado ao progressismo, na forma em que a esquerda política dispõe, o Partido Democrata é liberal, mas não na perspectiva do liberalismo clássico britânico. As suas pautas são vinculadas às políticas de ações afirmativas, ao assistencialismo social, a intervenção estatal na economia, aos movimentos sociais etc.
Os símbolos dos partidos
No ano de 1874, o chargista Thomas Nast elaborou os símbolos dos partidos democrata e republicano.
Na charge de Thomas Nast é apresentado o elefante, no lado esquerdo, e o burro com pelagem de leão ao centro.
O burro é o símbolo do Partido Democrata e o elefante o símbolo do Partido Republicano.
Ao simbolizar os democratas na imagem de um burro, o chargista tinha como intuito propagar a ideia dos pertencentes ao partido, que tinham o animal como a representação do arrojo, a firmeza e a teimosia. Só que, por outro lado, os rivais republicanos aproveitavam da imagem do burro para ironizar os democratas.
Situação similar recorre com o elefante. Para zombar dos republicanos, os democratas comparavam o elefante aos republicanos, alegando que eram arrogantes, pomposos e soberbos. No entanto, os republicanos argumentavam ser o símbolo da dignidade e força do partido.
Partido Republicano e Partido Democrata pós década de 1920
Depois da Guerra de Secessão (1861-1865), também conhecida como Guerra Civil Americana, os Estados Unidos apresentaram mudanças em diferentes áreas, como na econômica, social e política.
Na ocasião, houve a abolição da escravidão. Só que, ao mesmo tempo, a atividade agrária do Sul tinha a necessidade de dar continuidade, o que fez com que outras tentativas acontecessem.
Logo, não tardou para que os EUA se planejasse no continente americano e no contexto mundial. Então, depois do período da Primeira Guerra, os partidos Republicano e Democrata se redefiniram.
Nesse processo, membros do Partido Democrata passaram para o Partido Republicano. Diante disso, o Partido Democrata concebeu uma linha mais progressista, atrelada aos operários e às políticas trabalhistas e assistencialistas.
Isso, principalmente após a Crise de 1929 e estando à frente o presidente Franklin Delano Roosevelt. A perspectiva ainda é mantida.
Talvez você possa gostar de: Como é o processo de impeachment nos Estados Unidos?
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.