Bandeira da Alemanha

Saiba os significados e curiosidades sobre a bandeira alemã.

Localizada na Europa Ocidental, a República Federal da Alemanha é um dos países que compõem a União Europeia. Consolidado como uma das maiores economias da Idade Contemporânea, o país de 82 milhões de habitantes é um dos protagonistas da história mundial.

A Alemanha passou pelas duas grandes guerras, um regime nazista, unificação no século 19, divisão em dois Estados (um capitalista e outro socialista) e, por fim, a reunificação em 1990, com a queda do Muro de Berlim e a crise do socialismo. Mesmo devastada por todos esses acontecimentos, conseguiu não apenas se reerguer, como se tornar um país democrático e um dos mais desenvolvidos do mundo.

Com uma história e tanto, a Alemanha carrega em seus símbolos nacionais, como o Brasão de Armas e a bandeira, um pouco desse legado. A Bandeira da Alemanha é um dos símbolos mais fortes e mais presentes no dia a dia da nação. Inclusive, é tão valiosa para os alemães a ponto de ser o único símbolo nacional cujas características estão descritas na Constituição federal.

Origem da Bandeira da Alemanha

A bandeira alemã atual foi primeiramente introduzida em 1832 durante o Festival de Hambach. O evento foi um dos protestos iniciais a favor da democracia, liberdade e unificação da Alemanha.

No dia 10 de março de 1848, a bandeira foi oficializada como símbolo nacional pela Confederação Germânica, associação política e econômica dos países falantes da língua alemã. Após a formação da Confederação da Alemanha do Norte, foi criada uma bandeira com as cores preto, vermelho e branco, posteriormente adotada pelo Império Alemão.

Com a derrota do Império na Primeira Guerra Mundial (1914-1918), a República de Weimar, estabelecida após a guerra, retomou as cores preto, vermelho e dourado. Essa designação durou até a chegada do regime nazista ao poder, quando adotaram uma bandeira com a suástica, símbolo do partido.

Com a derrota do partido nazista na Segunda Guerra Mundial (1939-1945), o uso de símbolos nacionais foi vetado, principalmente os relacionados ao nazismo. Porém, as embarcações alemãs precisavam de um símbolo nacional para reconhecimento em alto mar, então, criaram uma bandeira com faixas azuis, brancas e vermelhas.

Em 1949, após a já citada divisão do país em dois blocos político-econômicos antagônicos, a República Federal Alemã (Alemanha Oriental, socialista) e a República Democrática Alemã (Alemanha Ocidental, capitalista) retornaram à bandeira vermelha, preta e dourada. Contudo, para se diferenciar da sua contraparte, a Alemanha Oriental desenhou uma bandeira levemente diferente dez anos depois. Com a queda do Muro de Berlim, em 1990, ambos os Estados se reunificaram sob a mesma bandeira atual.

Significado das cores da Bandeira da Alemanha

Bandeira federal da Alemanha

Acredita-se que a bandeira foi inspirada nos uniformes dos soldados alemães que lutaram contra Napoleão Bonaparte em 1813. Uniforme este que era preto, com detalhes vermelhos e botões dourados.

O preto simboliza as condições ruins em que as pessoas viviam, o vermelho representa o sangue derramado na guerra e o dourado simboliza a liberdade tão desejada pelo povo.

Além das três faixas coloridas, é possível encontrar uma águia na bandeira federal e bandeira de guerra da Alemanha. A águia presente no brasão é datada na Alta Idade Média, derivada do símbolo do Sacro Império Romano-Germânico, podendo representar poder e soberania.

Bandeira da Alemanha para colorir

Leia também:

AlemanhaBandeiras