Aqueus, jônios, eólios e dórios

Os aqueus, jônios, eólios e dórios foram povos que contribuíram para o desenvolvimento do mundo grego.

Os aqueus, jônios, eólios e dórios foram povos que viveram na Antiguidade e habitaram a região da Grécia.

Eles contribuíram para o desenvolvimento da cultura grega e para a construção do mundo grego na Antiguidade. Além disso, foram responsáveis pela criação do povo grego.

Aqueus

Os aqueus foram um dos primeiros povos a habitarem a região do Peloponeso, sendo os responsáveis pela colonização de parte da Grécia Antiga.

Por volta de 2000 a.C., eles se deslocaram para territórios localizados nas proximidades do Mar Mediterrâneo. Indo-europeus, os aqueus eram povos nômades que viviam em busca de terras férteis.

Eles formavam uma civilização guerreira que dominou os povos que se fixavam na Grécia, chamados de pelasgos.

Ao habitarem a região, fundaram várias cidades, entre as quais se destaca Micenas. Por isso, ficaram conhecidos como micênicos.

Argos e Tirinto foram importantes núcleos urbanos, políticos e econômicos que vigoraram nesse período. Por se dedicarem ao comércio, eles dominaram economicamente a região do Mediterrâneo Oriental.

Quando chegaram a Creta, dominaram os cretenses e formaram uma cultura que ficou conhecida como creto-micênica. Tempos depois, enfrentaram os troianos durante a Guerra de Troia.

Jônios

Os jônios foram um dos povos que contribuíram para a formação da cultura grega. Também chamados de jônicos e iônicos, eles tiveram um importante papel para a construção do mundo grego.

Fixaram-se na Grécia por volta de 2000 a.C., mais precisamente na região do Peloponeso e da Ática, modificando toda a estrutura instituída até então.

Com uma tradição militar violenta, eles ocuparam várias regiões da Hélade de forma cruel.

Foram os responsáveis pela escravização de vários povos que habitaram a região, principalmente os aqueus e os eólios.

A expansão desta civilização propiciou a construção de vários templos, palácios e muralhas, destacando a presença deste povo no território. Além disso, chegaram a formar a Liga Jônica, composta de doze cidades.

A partir da invasão dos dórios na região do Peloponeso, os jônios migraram para a Ásia Menor.

Eólios

Os eólios foram povos que invadiram e dominaram a região da Grécia Antiga. Foram um dos grupos étnicos responsáveis pela formação do povo grego, junto com os jônios, aqueus e dórios.

Foram assim chamados por acreditarem que se originavam do deus grego Éolo. Em todos os locais que se fixaram, desenvolveram intensamente sua cultura.

Não eram conhecidos como povos violentos, assim, conquistaram o respeito de outros povos, mantendo seus domínios sem modificação.

No momento da invasão dos eólios na região da Grécia, os aqueus e os jônios já habitavam o território. Sua chegada foi pacífica, sem a ocorrência de guerras.

O que houve foi a assimilação deste povo em uma estrutura já existente. Até a chegada dos dórios, eles viveram pacificamente com outros povos. A agricultura era a base da sua cultura.

A invasão dos dórios foi decisiva para os outros povos que habitavam a Hélade. A violência adotada por eles provocou uma intensa transformação na Grécia, fazendo com que os eólios se deslocassem para territórios pertencentes à Ásia Menor.

Dórios

Os dórios também são povos de origem indo-europeia que contribuíram para o desenvolvimento do mundo grego.

Com os aqueus, jônios e eólios, eles foram os responsáveis pela formação da cultura grega. Mesmo não dominando a escrita, os dórios tinham um dialeto e cultura próprios, dominando regiões do Peloponeso, Ática e Ilha de Creta.

Conquistaram várias regiões de forma violenta, destruindo cidades que antes eram habitadas pelos aqueus.

Mesmo construindo diversos núcleos urbanos, o período da dominação dórica ficou conhecido como Idade das Trevas na Grécia.

A Primeira Diáspora Grega ocorreu como consequência da invasão dórica que fez com que diversas pessoas se dispersassem para outras localidades.

Tal migração desencadeou a criação de várias cidades-Estado e uma nova organização na estrutura social na qual, posteriormente, vigoraria as genos.

O caráter militarista da sociedade espartana pode ser explicada pela origem dórica, já que grande parte dos espartanos que viviam em Esparta eram descendentes destes povos.

Saiba mais em:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.