Período Arcaico

O Período Arcaico se caracterizou pela formação das primeiras cidades-Estado gregas.

0

O Período Arcaico compreende a fase que envolve os séculos VIII e VI a.C., momento marcado pela formação das primeiras sociedades organizadas em pólis ou cidades-Estado.

Em decorrência da ascensão das cidades-Estado, esse período se caracterizou por profundas transformações econômicas e políticas.

Atenas e Esparta foram as poleis (plural de pólis) que mais se destacaram nessa fase, que foi posterior ao Período Homérico.

Resumo — Características do Período Arcaico

As guerras ocorridas devido à busca por melhores terras, ocasionaram uma centralização. Buscando garantir sua proteção, a união dos genos formou as fratrias que, reunidas, formaram as tribos.

A reunião das tribos gerou um agrupamento urbano complexo, as conhecidas cidades-Estado. Com isso, a história política grega ficou marcada pela pólis.

Pólis foi o nome adotado para se referir às cidades gregas. Por ter um sentido amplo, ela referia-se a organização civil, social, religiosa, política e moral da cidade-Estado, que atingiram seu apogeu durante esse período.

Cada cidade-Estado grega tinha suas práticas políticas, culturais e sociais próprias. Com uma política descentralizada e independentes entre si, elas não formaram um império ou país.

A pólis era o centro político, cultural, econômico e religioso da localidade em que ela se inseria.

Inicialmente, a agricultura era a base da economia grega. No entanto, gradualmente, as poleis foram se tornando importantes centros comerciais, fazendo com que o comércio se tornasse a principal atividade econômica da Grécia Antiga.

Os séculos VIII e VII a.C., se destacaram pela presença dos gregos em territórios que compreendiam o sul da Itália, França e norte da África.

Esse projeto colonizador aumentou os poderes dos donos de terra, a aristocracia. Como consequência, o poder do rei foi enfraquecido.

Neste período, a arte grega ganhou forte destaque com o artesanato, pintura, escultura e construção de templos.

A razão passa a ser utilizada como forma de entender o mundo. Assim, os mitos deixaram de ser usados como forma de explicar a origem do mundo e a realidade humana.

Politeístas, os gregos recorriam aos oráculos como forma de consultar os deuses.

Os Jogos Olímpicos têm seu início no Período Arcaico, reunindo competidores de várias regiões. Os conflitos tinham uma trégua durante os jogos.

Saiba mais em:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.