Autofagia
Esse é um processo para degradação de partes celulares que não estão ativas para o metabolismo celular.
A autofagia é uma palavra que deriva do grego auto, que significa “eu”, e fagia, que significa “comer”, ou seja, o termo se refere a digerir partes de si mesmo. Esse termo começou a ser utilizado em 1963 pelo cientista bioquímico Christian de Duve em um simpósio sobre lisossomos.
A descoberta de Duve sobre os lisossomos e suas funções de reciclagem de componentes fez com que ele ganhasse o Prêmio Nobel de Fisiologia e Medicina.
Nessa época, os cientistas pensavam que a autofagia era uma forma de induzir a célula à morte. No entanto, descobriu-se que esse é um processo que garante que as células sobrevivam por mais tempo.
Em 1990, o cientista Yoshinori Ohsumi começou a aprofundar os estudos sobre a autofagia e conseguiu identificar 15 genes que participam desse processo.
Os estudos dele contribuíram para o tratamento do câncer e de doenças neurológicas. Em 2016, Ohsumi recebeu o Prêmio Nobel de Medicina pelas suas descobertas sobre o mecanismo da autofagia.
Por que a autofagia acontece?
O processo de autofagia faz uma reciclagem celular, ele degrada e reabsorve componentes celulares que já não eram mais necessários para a célula ou que estavam velhos.
A autofagia pode eliminar células saudáveis ou tumorais, organelas desgastadas, envelhecidas ou que perderam sua função. Todos os componentes dessas estruturas são reaproveitados pela célula.
Ela é um processo importante para que o metabolismo celular aconteça, pois mantém o equilíbrio entre produção e degradação de componentes das células.
Como ocorre a autofagia?
Para que a autofagia aconteça, as células englobam porções do próprio citoplasma que contém o componente a ser degradado, formando assim os vacúolos autofágicos, chamados de autofagossomos.
O autofagossomo se une a um lisossomo que contém enzimas digestivas que irão degradar o conteúdo. Em alguns casos, pode ocorrer a ruptura do lisossomo liberando as enzimas digestivas no citoplasma da célula, levando-a à morte, esse processo é chamado de autólise.
Quando ocorre a autofagia?
A autofagia ocorre quando a célula precisa manter o equilíbrio para garantir suas atividades metabólicas normais, portanto ela ocorre quando:
- Há um acúmulo de organelas defeituosas;
- Há um acúmulo de proteínas desnecessárias;
- Falta de fontes de energia;
- Altas temperaturas;
- Falta de oxigênio.
Veja também:
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.