A Segunda Guerra Mundial foi um dos conflitos que marcaram o século XX, em uma escala global. Travado entre os países Aliados (França, Reino Unido, URSS, EUA) e os países do Eixo (Alemanha, Itália, Japão), essa guerra causou a morte de cerca de 60 milhões de pessoas.
Podemos destacar algumas causas desse conflito que causou grandes destruições em vários países europeus:
- Grande Depressão;
- Insatisfação com as determinações impostas pelo Tratado de Versalhes;
- Ascensão das ideologias fascistas e nazistas.
Causas da Segunda Guerra Mundial
Vejamos as principais causas da Segunda Guerra Mundial.
A Grande Depressão, também chamada de Crise de 1929, foi o ápice da quebra da Bolsa de Valores de Nova Iorque que marcou a falência de milhares de bancos dos Estados Unidos.
A renda do país caiu cerca de 50%, além do registro de 14 milhões de pessoas desempregadas. Os salários dos estadunidenses sofreram uma diminuição de 40%.
A situação econômica do país norte-americano refletia os problemas financeiros do restante do mundo, já que os Estados Unidos representavam o centro da economia mundial.
A França e a Grã-Bretanha registraram 3 milhões de desempregados, enquanto a Itália se deparou com 1,3 milhões.
A Alemanha foi o país europeu mais atingido nesse período. Ela perdeu 39% da produção industrial, além de 7 milhões de pessoas desempregadas.
Ao mesmo tempo, o país marcou o registro inflacionário mais alto já visto pelo sistema capitalista.
Além da crise econômica vivida pelas potências da época, a Alemanha ainda sentia os impactos impostos pelo Tratado de Versalhes, um acordo de paz que encerrou a Primeira Guerra Mundial.
Ao apontar a Alemanha como o principal país responsável pela guerra, o Tratado determinou que o Estado alemão:
- Devolvesse a Alsácia-Lorena à França;
- Pagasse uma indenização bilionária aos países vencedores;
- Entregasse seus domínios coloniais a seus adversários, assim como os navios mercantes;
- Reduzisse o exército e o acesso a armamentos pesados;
- Proibisse submarinos e aviação militar.
Tais determinações fizeram com que os alemães se sentissem humilhados e penalizados pelo documento. Com isso, eles passaram a nutrir um desejo de vingança pelos países vencedores.
Ascensão das ideologias fascistas e nazistas
A década de 1920 foi marcada pela ascensão das ideologias fascistas e nazistas na Itália e Alemanha, respectivamente.
Ambas estiveram entre as nações perdedoras da Primeira Guerra Mundial. Com isso, o apogeu desses movimentos políticos ocorreu em um contexto de crise econômica e insatisfação do resultado da guerra.
Essas ideologias políticas possuíam uma tendência ultranacionalista, autoritária e de extrema-direita, em que a repressão à oposição ocorria por meio da violência.
É importante destacar a figura de Adolf Hitler nesse contexto. Líder do Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães. Hitler reforçou o exército alemão que chegou a contar com 800 mil homens, número 7 vezes acima do estipulado pelo Tratado de Versalhes.
A Áustria foi a primeira grande anexação feita pelos alemães, em 1936. Com a justificativa de unir a raça ariana, a Alemanha também anexou a região dos Sudetos, em 1938.
Essas ações, somadas ao Nazismo, que culpava os judeus por todos os males vividos pelo povo alemão, contribuíram para alimentar o sentimento de ódio de parte dos alemães também a esse povo.
Comandada por Hitler, a Segunda Guerra Mundial começou com a invasão à Polônia, em 1939.
Saiba mais em:
- Consequências da Segunda Guerra Mundial
- Lista de exercícios sobre a Segunda Guerra Mundial
- Filmes sobre Adolf Hitler e a Segunda Guerra Mundial
- O Brasil na Segunda Guerra Mundial
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.