Deuses romanos – Conheça os principais nomes da Mitologia Romana

Assim como os deuses gregos, os deuses romanos possuem características semelhantes aos humanos, como aspectos físicos e sentimentos. Conheça um pouco mais sobre o assunto!

0

A mitologia romana caracteriza-se como o conjunto de crenças e práticas a vários deuses e deusas, o politeísmo. Alguns desses, possuem nomes iguais aos da mitologia grega, mas na Roma Antiga.

Segundo a mitologia romana, os seres humanos e os deuses necessitavam ter uma vida harmônica e com confiança mútua. Desse modo, rituais e cultos objetivavam agradar aos deuses, já que a prosperidade dependia do seu contentamento.

Deuses da mitologia romana

Assim como os deuses da mitologia grega, os deuses romanos apresentavam características similares aos humanos, desde físicas a sentimentos.

Veja quais são os principais deuses da mitologia romana e a que eles correspondem:

  • Apolo — deus do Sol, da juventude e da luz
  • Baco — deus do vinho, das festas e da folia
  • Ceres — deusa da agricultura e da fertilidade
  • Diana — deusa da Lua e da caça
  • Juno — deusa do matrimônio e da união
  • Júpiter — deus do dia
  • Marte — deus da guerra
  • Vênus — deusa do amor e da beleza

Além desses deuses populares, existiam aqueles que eram categorizados conforme as suas atribuições, confira:

  • Deuses Diparates — protetores dos antepassados
  • Deuses Gênios — responsáveis pela procriação
  • Deuses Janu e Vesta — cuidadoras das portas e do lar
  • Deuses Lares — guiadores dos lares e dos campos
  • Deuses Manes — conservadores dos espíritos dos parentes falecidos
  • Deuses Penates — zeladores das famílias

Conheça mais sobre os deuses da mitologia romana!

1 Apolo

Apolo
Apolo e o arco.

Apolo é tido como um dos deuses mais quistos na mitologia grega e romana, sendo o único deus com o mesmo nome em ambas.

A sua representação se dá por um homem jovem e bonito, sendo apresentado sempre nu e com aspecto brilhante, fazendo referência ao Sol.

Isso ocorre pelo fato de Apolo ser cultuado como o deus do Sol, da luz, das artes, da justiça, da juventude, entre outros.

2 Baco

Baco
Baco, o deus do vinho na mitologia romana.

Baco, também conhecido como Dionísio na mitologia greco-romana, é tido como o deus do vinho, do lazer, das festas, da folia e do prazer.

Com filiação de Júpiter, o deus do dia, e da mortal, Sêmele, ainda que retratasse a temática da embriaguez e da folia, o deus era promotor da civilização e da paz.

Acredita-se que Baco tenha descoberto como extrair o suco de uva e produzir o vinho.

3 Ceres

Ceres
Ceres – Deusa da agricultura e da fertilidade na mitologia romana. Obra de Antoine Watteau.

Ceres é considerada uma das deusas mais importantes da mitologia romana. Deusa da agricultura, da fertilidade, do amor maternal e das plantas que desabrocham, ela representa a fertilidade em todos os sentidos.

Correspondente à deusa Deméter na mitologia grega, Ceres é filha de Saturno e Cibele. Ela é representada, geralmente, com um cetro e uma coroa de espigas de trigo.

4 Diana

Diana
Deusa Diana.

Diana é a deusa da força, da caça e da castidade. Na mitologia romana, a sua imagem estava atrelada à figura da Lua e da caça, sendo vista como poderosa e forte.

A deusa virgem é filha de Júpiter, deus do dia, e Latona, deusa do anoitecer, sendo irmã gêmea de Febo, deus da poesia e da luz.

A imagem de Diana é representada por uma jovem caçadora que possui um arco e aljava, acompanhada de um cervo ou um cão.

5 Juno

Juno
Juno e Júpiter -Deuses da mitologia romana.

Juno, conhecida como deusa do matrimônio, representa a união conjugal, a monogamia e a felicidade. Entre os seus símbolos, estão o pavão e o lírio.

Além disso, ela possuía uma mensageira chamada Íris, e era relacionada à deusa Hera, da mitologia grega. A deusa era filha de Saturno e irmã de Júpiter, Netuno e Plutão.

6 Júpiter

Júpiter
O deus romano Júpiter.

Júpiter é o principal deus da mitologia romana, sendo comparado a Zeus na mitologia grega. O senhor dos céus e das nuvens é simbolizado empunhando um raio.

Ele era visto como o rei dos deuses e, em Roma, o guardião do Estado. Além disso, teve filhos de deusas e mulheres, isso porque, quando se apaixonava por mortais, assumia diversas formas para que pudesse se aproximar delas.

7 Marte

Marte
Marte, deus romano.

O deus romano Marte equivale a Ares da mitologia grega, sendo considerado protetor da agricultura e dos agricultores.

Marte é filho de Júpiter, o pai de todos os deuses, e de Juno, deusa do casamento e do nascimento, tendo como filhos Rômulo e Temo, fundadores de Roma.

8 Vênus

Vênus
Deusa romana Vênus.

Vênus é uma das deusas mais populares, sendo representada em obras de arte. De acordo com a mitologia romana, ela simbolizava o ideal de beleza feminina e era tida como deusa da beleza e do amor.

Equivalente à deusa grega Afrodite, Vênus era mulher de Vulcano, o deus do fogo, só que ela possuía também relações extraconjugais com outros deuses, tendo vários filhos.

Vênus é simbolizada como uma mulher jovem, bela e nua, estando retratada como a mulher ideal.

Saiba também sobre:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.