Endocitose

A endocitose é um transporte de membrana com gasto energético.


O que é endocitose? A endocitose é um processo de absorção de substâncias e moléculas, do meio extracelular para o meio intracelular através da membrana plasmática.

Esse transporte ocorre através da invaginação da membrana plasmática que formam vesículas chamadas endocíticas.

O transporte por meio de endocitose pode ocorrer de três formas: pinocitose, fagocitose e endocitose imediata.

Tipos de endocitose
Tipos de endocitose

Pinocitose

A pinocitose é um transporte muito seletivo em que ocorre gasto de energia da célula.

Nesse transporte ocorre o deslocamento de substâncias solúveis, mas que possuem resistência para atravessar a membrana plasmática.

Durante a pinocitose ocorre a invaginação da membrana formando uma vesícula que recebe o nome de pinossomo.

O pinossomo transporta as substâncias para dentro da célula onde elas serão metabolizadas.

A pinocitose é muito importante para os seres vivos, é através dela que os lipídios e outras substâncias são eliminados do organismo.

Fagocitose

Na fagocitose a célula absorve partículas sólidas para serem digeridas no meio intracelular. Durante esse transporte, são lançados prolongamentos citoplasmáticos que recebem o nome de pseudópodes.

Os pseudópodes envolvem a partícula sólida e formam uma vesícula ao redor dela. Dentro da vesícula são secretadas enzimas que degradam a partícula englobada até que ela seja inofensiva para o organismo.

As partículas englobadas podem ser bactérias, restos de matéria orgânica ou outras células que estejam atacando o organismo daquele indivíduo, como é o caso dos patógenos.

O sistema imunológico realiza muitas fagocitoses. Os glóbulos brancos que envolvem e degradam materiais estranhos ao organismo, eles são exemplos de células que fazem fagocitose o tempo todo no corpo humano.

Alguns protozoários usam a fagocitose parar obter alimento, como é o caso de algumas amebas.

A fagocitose é um transporte realizado apenas por células eucarióticas especializadas.

Endocitose imediata

endocitose imediata é um transporte que também ocorre com a invaginação da membrana, no entanto, existe um mediador que auxilia a absorção das partículas sólidas.

As proteínas receptoras transmembranas se ligam à substância que será ingerida e transportam ela para dentro da célula, onde será digerida.

Esse tipo de endocitose acontece durante as infecções por vírus, para tentar expulsar esse organismo estranho do corpo humano.

Veja também:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More