Fagocitose

A fagocitose é um tipo de transporte de membrana com gasto de energia.

O que é fagocitose? A fagocitose é um processo comum para muitas células eucariontes, ele é um tipo de endocitose onde partículas sólidas são colocadas para dentro das células.

Esse processo pode ser utilizado para alimentação ou para eliminar partículas que possam causar danos às células.

Alguns protozoários são exemplos de organismos que se alimentam por fagocitose. Já as células do sistema imunológico, como os macrófagos e os neutrófilos, usam a fagocitose para destruir vírus, bactérias e outras moléculas estranhas.

Por isso, a fagocitose é um processo importante para muitos organismos, pois garante energia ou elimina agentes infecciosos.

Processo de fagocitose

A fagocitose ocorre em duas etapas: englobamento de partículas e digestão intracelular.

Englobamento de partículas

No início da fagocitose, ocorrem prolongamentos celulares chamados de pseudópodes, que englobam as partículas e colocam para dentro da célula.

A formação dos pseudópodes acontece com a ajuda da proteína actina que confere a sustentação mecânica para que a membrana plasmática se prolongar.

Digestão intracelular

Depois de englobada, a partícula fica presa dentro de uma vesícula que penetra na célula e se desprende ficando livre no citoplasma.

Essa vesícula se une a um lisossomo e passa a ser uma vesícula digestiva chamada fagossomo. As partículas são digeridas, a célula absorve o que for útil e elimina por exocitose o que não for aproveitado.

Fagocitose
Fagocitose

Veja também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More