Erros comuns na simplificação de fração algébrica
Veja exemplos com a forma correta e incorreta de simplificar frações e não erre mais!
Frações algébricas são frações que apresentam um polinômio no denominador. São exemplos de frações algébricas:
a) b) c)
Assim, como fazemos a simplificação de frações com números, podemos fazer a simplificação de frações algébricas. O objetivo é obter uma expressão mais simples cancelando fatores comuns no numerador e denominador.
Vamos relembrar como é feita a simplificação de frações:
Veja que fatoramos os números e cancelamos os fatores comuns no numerador e denominador.
Assim, na simplificação de frações algébricas, também precisamos utilizar técnicas de fatoração, mas com polinômios.
Erros comuns na simplificação de frações algébricas
A simplificação de frações algébricas envolve o conhecimento de algumas técnicas de fatoração de polinômios e manipulação de expressões algébricas. O intuito é sempre obter uma expressão mais simples, cancelando fatores comuns.
Entre os erros mais comuns cometidos pelos estudantes na simplificação de frações algébricas está o uso incorreto do cancelamento. O cancelamento deve ser feito apenas entre fatores comuns e não entre qualquer termo que esteja no numerador e que apareça também no denominador.
Então, é preciso lembrar que a palavra fatores está relacionada à multiplicação, ou seja, os fatores são os elementos de um produto.
Um outro erro, que na verdade não seria nem considerado erro, é o fato de realizar manipulações algébricas desnecessárias na fração e que não levem à possibilidade de simplificar, ou seja, a manipulação em si não está errada, mas a partir dela não conseguimos cancelar fatores comuns.
Para compreender melhor sobre esses erros comuns na simplificação de frações algébricas, confira os exemplos a seguir.
Incorreto:
Nesse caso, o termo , apesar de aparecer no numerador e denominador, não é um fator. Veja que no numerador está sendo subtraído 1 e no denominador, somado a 2x + 1. Portanto, não pode ser cancelado!
Correto:
A primeira coisa feita, foi verificar se podíamos fatorar os polinômios que aparecem na fração.
No numerador, temos uma diferença entre dois quadrados e no denominador temos um trinômio do quadrado perfeito. Logo, podemos fatorar!
Então, fatoramos numerador e denominador, obtendo o fator comum , que pôde ser cancelado. Veja que ele está sendo multiplicado por no numerador e multiplicado por no denominador. Então, o cancelamento é correto nesse caso!
Incorreto:
O erro aqui também está em cancelar termos que não são fatores.
Correto:
Aqui, também verificamos se podíamos fatorar os polinômios que aparecem na fração.
No numerador, temos uma adição com fator comum (podemos colocar em evidência) e no denominador temos uma diferença entre dois quadrados. Logo, podemos fatorar!
Então, fatoramos numerador e denominador, obtendo o fator comum , que pôde ser cancelado. Veja que ele está sendo multiplicado por no numerador e multiplicado por no denominador. Então, o cancelamento é correto nesse caso!
Incorreto:
Nesse caso, não há um erro específico, o termo foi colocado em evidência, foi feito o cancelamento correto, porém, não conseguimos simplificar a fração ainda.
Fazendo mais algumas manipulações, podemos simplificar essa fração. Mas existe uma forma mais rápida ou até mais adequada de conseguir isso.
Correto:
Verificamos se podíamos fatorar os polinômios que aparecem na fração. Observamos que o denominador é uma diferença entre dois quadrados, sendo que ao ser fatorado, obtemos o termo , que aparece sozinho no numerador.
Nesse caso, fizemos o cancelamento desse termo, pois ele é um fator comum, veja que está sendo multiplicado por no denominador e no numerador, multiplicado por 1, já que aparece sozinho.
Você também pode se interessar:
- Adição e subtração de frações algébricas
- Multiplicação e divisão de frações algébricas
- Como encontrar o MDC de polinômios
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.