Glândulas endócrinas

As glândulas endócrinas secretam hormônios que atuam internamente no corpo humano. Continue lendo para conhecer melhor essas estruturas!

As glândulas endócrinas fazem parte do sistema endócrino e são aquelas que sintetizam e secretam hormônios na corrente sanguínea, que são responsáveis por controlar diversas funções no corpo humano.

O funcionamento das glândulas endócrinas é regulado pelo hipotálamo, ou seja, elas são reguladas pelo sistema nervoso.

Os hormônios secretados pelo hipotálamo controlam o funcionamento da hipófise, que é considerada a glândula mestra do corpo humano, pois secreta hormônios que controlam muitos sistemas.

As principais glândulas endócrinas do corpo humano são:

  1. Hipotálamo: coordena as funções do sistema nervoso e endócrino para manter a homeostase do corpo.
  2. Hipófise: considerada o centro de comando do corpo, possui tamanho de uma ervilha e produz pelo menos sete hormônios diferentes que controlam diversos órgãos em diferentes sistemas.

    Glândulas endócrinas - Hormônios da hipófise
    Glândulas endócrinas – Hormônios da hipófise
  3. Glândula tireoide: secreta os hormônios T3 e T4, controla o iodo e fosfato no corpo, a absorção de cálcio pelos ossos e acelera o metabolismo das células.
  4. Glândulas paratireoides: secreta hormônios paratireoidianos responsáveis por manter os níveis de cálcio no sangue.
  5. Glândula pineal: secreta melatonina, responsável pela regulação do sono, em ambientes escuros a produção de melatonina aumenta.
  6. Células ilhotas do pâncreas: são responsáveis pela secreção de insulina e glucagon que regulam a quantidade de glicose no sangue.
  7. Glândulas suprarrenais: secretam os hormônios neurotransmissores adrenalina e noradrenalina, importantes para situações de emergência, raciocínio e emoções.
  8. Testículos: produzem e secretam o hormônio sexual masculino, a testosterona, responsável pelas características sexuais secundárias, como mudanças no corpo e na voz durante a puberdade.
  9. Ovários: produzem e secretam os hormônios sexuais femininos, o estrogênio e a progesterona, que controlam o ciclo menstrual e o aparecimento de características sexuais secundárias.

É importante lembrar que, durante a gestação, a placenta além de assumir suas funções de proteger e nutrir o feto, também possui a função de uma glândula endócrina.

Ela produz e secreta os hormônios que mantém o útero preparado para abrigar o feto e, assim, mantém a gravidez durante os nove meses.

Mapa mental – Sistema endócrino

Mapa mental - Sistema endócrino
Mapa mental – Sistema endócrino

Clique aqui para salvar esse mapa mental em PDF!

Veja também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More