Você sabia que muitas vezes as dores de garganta são causadas por inflamações nas amígdalas? Mas o que é amígdala?
As amígdalas são dois pequenos órgãos constituídos por tecido linfático aglomerado. Elas ficam na porção oral da laringe, entre os sistemas respiratório e digestório.
A principal função das amígdalas é produzir células de defesa para o nosso corpo, chamadas linfócitos, ou seja, elas estão relacionadas a proteção do organismo contra os ataques de antígenos.
Cada amígdala tem, aproximadamente, 20 criptas que podem acumular microrganismos, linfócitos e células mortas que podem causar inflamações, chamadas de amigdalites.
Amigdalites
As amigdalites podem ser agudas, infecções esporádicas, ou crônicas, infecções recorrentes. Os dois tipos podem ser brandos ou graves, a depender do antígeno causador.
Os principais sintomas da amigdalite são a dor de garganta, febre, amígdalas avermelhadas e aumentadas, o que dificulta a deglutição, inclusive da saliva.
Nos casos mais graves, o indivíduo também pode ter sensibilidade nos gânglios linfáticos e dores de ouvido.
Em algumas situações, a retirada das amígdalas pode ser necessária. Especialistas afirmam que isso não afeta diretamente o sistema imunológico, pois a produção de linfócitos e a defesa do corpo também ocorre em outros órgãos.
Veja também:
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.