Saliva

A saliva é uma secreção muito importante para o corpo humano. Continue lendo para conhecer melhor esse fluido!


A saliva é um fluido complexo, versátil, transparente e viscoso que mantém a boca e os lábios constantemente úmidos, evitando o ressecamento das mucosas.

Ela é um bom indicativo para o controle de água no corpo, quando o organismo está entrando em desidratação, a produção de saliva é diminuída fazendo com que a boca fique seca, manifestando sede.

A saliva é a produzida pelas glândulas salivares, possui enzimas digestivas que iniciam a digestão na boca.

Nosso corpo é capaz de produzir até dois litros de saliva por dia. Dentro da cavidade bucal, a saliva é renovada duas vezes a cada minuto.

A produção de saliva pelas glândulas salivares é diminuída durante o sono e aumentada durante a estimulação, quando estamos nos alimentando, por exemplo.

Função da saliva

A produção de saliva aumenta durante a mastigação para umidificar os alimentos e favorecer a deglutição, por isso, ela é uma secreção muito importante para o sistema digestório.

As enzimas presentes na saliva iniciam a digestão na boca. A ptialina, também conhecida como amilase salivar, quebra o amido para facilitar a digestão.

Além disso, a ptialina também possui anticorpos que agem contra vírus e bactérias, e a acidez da saliva protege os dentes contra cáries.

Saliva
Saliva

Composição da saliva

O principal componente da saliva é a água (99,4%), mas ela também contém ptialina, mucina, albumina e muitos sais minerais.

Glândulas salivares

As glândulas salivares são encontradas nas mucosas das bochechas, da língua e do céu da boca. Esse complexo de pequenas glândulas possui ductos que transportam a saliva até a cavidade bucal.

Elas são divididas em três tipos de glândulas: parótidas, submaxilares e sublinguais.

  1. Glândulas parótidas: estão próximas às orelhas, pesam cerca de 30 gramas e produzem uma secreção rica em amilase e glicoproteínas.
  2. Glândulas submaxilares: estão localizadas na parte interna das mandíbulas, pesam em torno de 8 gramas e são responsáveis por 60% da saliva produzida.
  3. Glândulas sublinguais: são encontradas abaixo da língua, possuem entre 3 e 5 gramas e produz uma saliva mais viscosa, rica em mucina.
Anatomia das glândulas salivares
Anatomia das glândulas salivares

Veja também:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More