O que é ciência?
A ciência, diferente do senso comum, designa o conhecimento obtido por meio do método científico. Ciências humanas, exatas e biológicas são alguns dos tipos de ciência que existem.
O campo de atuação da ciência não é restrito e abrange diferentes tipos de saber, mas desde que sejam certificados diante de investigações científicas.
Assim, várias atividades de pesquisa são consideradas científicas, isso se valerem de um método científico, por exemplo, há as Ciências Sociais, Ciência Política, Ciência Agrária, Ciências da Natureza, etc.
O conceito de ciência
No decorrer da história da humanidade, muitos foram os significados atribuídos à palavra ciência. Os filósofos da Antiguidade a delimitavam como o uso da razão e a observação para explicar os aspectos naturais e o ser humano. Essa é uma classificação da ciência como racionalista, por parte dos historiadores.
Aristóteles define a ciência como o conhecimento das causas pelas causas, um tipo de conhecimento demonstrativo. Inclusive, foi ele quem definiu as ciências no plural.
A partir do século XX, a ciência é denominada como uma ciência construtivista, o que quer dizer que detém de princípios racionalistas e empiristas.
Origem da ciência
Há muitos debates em torno da origem da ciência, mas acredita-se que ela tenha sido descoberta pelo filósofo grego Sócrates. É dele os primeiros registros e conclusões acerca da astrologia, álgebra e filosofia. Desse modo, a Grécia Antiga é vista como o berço da ciência.
Classificação da ciência
Alguns critérios são utilizados para a classificação das ciências, entre eles estão a ausência ou presença da ação humana no fato e/ou objeto da investigação, a imutabilidade e a mobilidade prática.
Tipos de ciência
Muitos são os tipos de ciência, mas todos eles se sustentam e são reconhecidos por meio do método. No entanto, os principais tipos de ciência são as Ciências Humanas, Ciências Exatas e Ciências Biológicas.
As Ciências Humanas, como o nome induz, diz respeitos às relações entre pessoas. O seu intuito, geralmente, é entender hábitos, fatores sociais, acontecimentos históricos e políticos, e no seu grupo estão: o Direito, a Filosofia, a História, a Sociologia, entre outras áreas.
As Ciências Exatas, chamadas também de ciências duras, designam os raciocínios lógicos fundamentados em equações, números e fórmulas. Fazem parte delas as Engenharias, a Física, a Matemática, etc.
Por fim, as Ciências Biológicas que aplicam a biologia no estudo de organismos vivos, desde as espécies, os tipos de reprodução, os sistemas, questões envolventes a saúde, entre outras. Fazem parte da área a Biomedicina, a Enfermagem, a Medicina, a Nutrição, além de outras.
Como a ciência funciona?
Em síntese, a ciência organiza o seu conhecimento por meio dos seguintes passos:
- Observação dos fatos;
- Experimentos com métodos e ferramentas adequadas;
- Explicação cuidadosa desses fatos;
- Generalização das observações e previsão lógica.
Ciência x Senso comum
O senso comum é basicamente o oposto da ciência, não sendo baseado em comprovações científicas, mas sim na junção dos saberes do cotidiano.
Sabe aquele chazinho de vó que é bom para gripe, ou até mesmo quando te dizem para não tomar leite com manga porque faz mal? Pois é, todos esses conceitos são derivados do senso comum, pois não há estudos que comprovem.
Além disso, o senso comum é subjetivo e varia conforme pessoa ou cultura.
Alguns cientistas
Na história da humanidade há uma lista grande de cientistas que contribuíram para o conhecimento, veja a seguir alguns nomes:
Talvez você pode gostar também de:
- 12 cientistas brasileiros estão entre os mais influentes do mundo
- Quanto ganha um cientista? Ciências Naturais e Tecnologias
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.