Ômega 3
Continue lendo para conhecer essa gordura que possui muitos benefícios para nosso corpo!
O ômega 3 é um tipo de gordura poli-insaturada conhecida por ter benefícios para a saúde cardiovascular e cerebral.
Ele é composto por três ácidos graxos essenciais, ou seja, que não são produzidos pelo nosso organismo e que são conhecidos como ácido alfalinolênico (ALA), ácido eicosapentaenóico (EPA) e ácido docosa-hexaenóico (DHA).
Esses ácidos graxos ficam acumulados nas membranas plasmáticas e promovem um funcionamento melhor da célula. Eles fazem parte da composição dos neurônios e ajudam a recobrir a retina dos globos oculares.
Benefícios do ômega 3
Os benefícios do ômega 3 podem ser sentidos em todo o corpo, vamos conhecer alguns deles.
Sistema cardiovascular
Os ácidos graxos regulam as atividades das plaquetas, fazendo com que o aparecimento de coágulos no sangue seja minimizado e, consequentemente, o risco de infarto ou acidente vascular cerebral (AVC).
Além disso, o EPA e o DHA reduzem os níveis de triglicérides e evita arritmias cardíacas, pois estabiliza a atividade elétrica do coração.
Colesterol
Os ácidos graxos são capazes de modificar a composição química do sangue, aumentando os níveis de colesterol bom (HDL) e diminuindo os níveis de colesterol ruim (LDL).
Pressão arterial
A diminuição dos triglicérides e do colesterol ruim faz com que placas de gordura sejam formadas com menor frequência nas paredes das artérias.
Dessa forma, o surgimento de doenças como hipertensão, infarto e derrames podem ser minimizados.
Visão
Os ácidos graxos presentes no ômega 3 participam do recobrimento da retina, ou seja, eles são indispensáveis para que consigamos enxergar.
Cérebro
O uso de ômega 3 melhora o funcionamento das atividades cerebrais, habilidades cognitivas e comunicação de células nervosas do cérebro.
Depressão
A ingestão frequente de ômega 3 mantém a fluidez das membranas celulares das células nervosas e aumenta a síntese de neurotransmissores, melhorando o humor e o bem-estar do indivíduo.
Artrite reumatoide
O ômega 3 pode contribuir para amenizar os sintomas da artrite reumatoide, pois ele possui propriedades anti-inflamatórias que podem aliviar dores do paciente.
Diabetes e obesidade
Já se sabe que o consumo frequente de ômega 3 pode diminuir a concentração de glicose no sangue, fazendo com que o risco de desenvolvimento do diabetes tipo 2 diminua. Além disso, ele pode ser um forte aliado no combate à obesidade.
Alimentos ricos em ômega 3
Os peixes de água fria, como sardinha, salmão, atum, bacalhau, linguado, entre outros, são os principais alimentos que contêm ômega 3.
No entanto, o ômega 3 também pode ser encontrado nos óleos de soja e canola, nozes, sementes de chia e linhaça.
A quantidade da ingestão diária de ômega 3 para cada pessoa deve ser indicada pelo médico para não sobrecarregar o corpo e causar complicações de saúde em vez de trazer benefícios.
Veja também:
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.