Plano de aula Dia do Índio – Educação Infantil

Plano de aula para ser desenvolvido na semana do Dia do Índio.

0

A equipe do Escola Educação selecionou essa sugestão de plano de aula para o Dia do Índio, comemorado no dia 19 de abril. Esse plano de aula é direcionado para turmas da educação infantil.

O Dia do Índio ou Dia dos Povos indígenas é comemorado todo dia 19 de abril, no Brasil e em outros países da América.

Entretanto, é importante destacar que existe outra data destinada aos povos indígenas, em nível internacional, determinada pela Organização das Nações Unidas (ONU): o dia 9 de agosto.

Várias escolas e associações promovem eventos no dia 19 de abril com o objetivo de destacar a importância dos indígenas para a constituição da cultura brasileira.

No Brasil, o Dia do Índio foi determinado durante o período do Estado Novo, em 1943. Nesse momento, o presidente do país era Getúlio Vargas.

Plano de aula – Dia do Índio

TEMA: Dia do Índio

ANO: Educação Infantil

DURAÇÃO: 2 aulas de 50 minutos cada

OBJETIVOS:

  • Mostrar a importância da cultura indígena;
  • Suscitar o interesse das crianças pela cultura indígena;
  • Desenvolver a atenção e coordenação motora;
  • Promover a criatividade.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Quadro escolar
  • Giz ou pincel para quadro
  • Vídeo
  • Folha branca
  • Lápis de cor
  • Para reproduzir as imagens: computador, TV, projetor de vídeo ou fotos impressas

DESENVOLVIMENTO

Aula 1

O primeiro momento da aula consistirá em deixar as crianças por dentro do tema que será trabalhado em sala. Então escreva com letras grandes no quadro: DIA DO ÍNDIO.

Aponte letra por letra e deixe que as crianças digam qual o nome da letra que você está apontando.

Conte junto com as crianças o número de letras que possui DIA DO ÍNDIO. Exemplo: DIA=3 DO=2 ÍNDIO=5.

Após, reproduza vídeo da Turma do Folclore, intitulado Celebrando na aldeia o Dia do Índio, disponível no YouTube.

Quando você abrir o vídeo, a primeira imagem que vai aparecer é o nome do canal com a imagem de personagens folclóricos.

Pause no momento em que aparecer o nome do canal e o leia em voz alta. Faça a mesma atividade, apontando letra por letra e deixe que as crianças digam qual o nome da letra que você está apontando. Depois, pergunte os nomes das cores das letras que estão coloridas.

Peça para que elas procurem as cores ditas nos lápis de cor de sua bolsinha.

Conte junto com as crianças o número de letras que possui o nome do canal. Exemplo: TURMA=5 DO=2 FOLCLORE=8.

Deixe o vídeo reproduzir sem a sua interferência. Quando terminar, pergunte às crianças o que elas acharam de mais interessante nele.

Após a primeira reprodução, coloque-o novamente, pausando nos seguintes momentos:

1° — Quando a narradora falar: “Em uma grande aldeia indígena”, pause o vídeo e mostre uma imagem para as crianças de como é uma aldeia indígena. Segue o exemplo da imagem:

Plano de aula dia do índio
Aldeia indígena

Informe que existem muitos indígenas que moram nesse tipo de habitação e que são muito felizes por isso. Destaque que cada pessoa tem a sua casa e que nenhuma se parecerá com a outra.

2° — Retorne ao vídeo e pergunte às crianças se elas conhecem os objetos (rede, vaso de barro) que estão na cena. Se elas já viram e/ou já usufruíram dos mesmos. Pause o vídeo nesse momento.

3° — Com o vídeo ainda pausado, analise os trajes do indígena. Ele está de cocar, cobrindo apenas a região da cintura e com o rosto pintado. Diga que realmente existem indígenas que se vestem assim e gostam. Mostre uma imagem real às crianças.

Plano de aula dia do índio

Diga que cada pessoa tem a sua forma de se vestir de acordo com o modo em que vive.

Dê exemplos de roupas de frio muito grossas que não têm como serem usadas em cidades muito quentes. Assim como o inverso, roupas menos cobertas não podem ser usadas em locais muito frios.

Vá adiante, dê exemplos de roupas que você não gosta de usar. Da mesma forma diga as roupas que você sente prazer em usar.

Exalte a beleza das cores e dos trajes que eles estão usando. São nos momentos de demonstração da realidade reproduzidos pelas imagens que você deverá valorizar a cultura deles.

4° — No momento em que o vídeo falar sobre o pajé, pause-o novamente. Mostre uma imagem de um pajé e fale sobre a importância dele nas tribos indígenas.

Plano de aula dia do índio
Pajé indígena

5° — Quando a narradora começar a falar dos objetos criados pelos indígenas, reproduza algumas imagens de objetos que talvez sejam utilizados pelas crianças no seu cotidiano. Segue o exemplo:

Plano de aula dia do índio

Plano de aula dia do índio
Pau-brasil

6° — Pause o vídeo no momento em que falar do pau-brasil e mostre a árvore.

Aponte a coloração expelida pela madeira. Diga que foi uma das coisas que chamou a atenção dos portugueses quando eles chegaram aqui. Diga que a origem do nome do nosso país vem dessa árvore.

7° — Quando a narradora falar sobre a alimentação, pause o vídeo e mostre imagens da mandioca, do milho e de seus derivados. Segue um exemplo:

Plano de aula dia do índio

Pergunte às crianças se elas conhecem essas comidas. Saliente que tudo o que está presente na imagem vem do milho.

Selecione mais imagens.

8° — No final do vídeo, a narradora fala sobre a dança dos indígenas. Mostre um vídeo que exemplifique uma dança na realidade. Sugestão: Dança Pataxó, disponível no YouTube.

Em todos os momentos da aula, valorize a cultura, a prática e os costumes indígenas. Comunique-se com exaltação animação, dessa maneira as crianças perceberão a importância da valorizar a cultura indígena.

Aula 2

A segunda aula se concentrará na reprodução da música Os Indiozinhos, presente no canal do YouTube, Nat Geo Kids Brasil.

Deixe a música tocar livremente.

Após a primeira reprodução da música, chame as crianças para cantarem com você. A medida em que a música for dizendo os numerais, vá fazendo com os dedos e peça para que as crianças o façam também.

Depois de cantarem a música, selecione alguns alunos para escrevem os numerais no quadro.

Após esse momento, distribua uma folha branca e peça para que eles escrevam os números cantados na música na folha em branco.

Escolha alguma imagem de indígenas disponível na internet para colorir e peça para as crianças colorirem.

Divirtam-se!

Veja mais em:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.