Plano de Aula sobre Folclore – Ensino Fundamental 6º ao 9º ano

Confira o plano de aula sobre o folclore que produzimos para ser desenvolvido com turmas do 6° ao 9° ano do ensino fundamental!

O folclore reúne diversas manifestações culturais populares que auxiliam na construção e preservação da identidade de um povo.

Ele se manifesta de diferentes formas, como em danças, canções, lendas, brincadeiras, festas populares, mitos, entre outros.

Considerado Patrimônio Cultural Imaterial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura (UNESCO), o folclore possui uma extrema importância no que diz respeito à conservação da cultura popular brasileira.

Compreendendo isso, a equipe do Escola Educação elaborou um plano de aula sobre folclore direcionado para turmas do 6° ao 9° ano do ensino fundamental!

Plano de aula — Folclore — Ensino Fundamental

TEMA: Folclore

ANO: Ensino fundamental

DURAÇÃO: 3 aulas de 50 minutos cada

OBJETIVOS:

  • Explicar o que é folclore;
  • Mostrar a importância do folclore;
  • Suscitar o interesse do estudante pelo tema;
  • Estimular a atenção do estudante;
  • Promover a criatividade.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Texto impresso
  • Lápis de cor
  • Vídeo
  • Para reproduzir o vídeo: computador, TV ou projetor de vídeo

DESENVOLVIMENTO

Aula 1

A primeira aula iniciará com uma explanação sobre o que é folclore. Fale sobre a importância desse tema, quais são os principais personagens e o que eles representam.

Depois, selecione algum personagem do folclore e leia algum texto sobre ele com a turma.

Veja exemplos de alguns:

Feito isso, dê alguns minutos para que os estudantes possam colorir o personagem.

Aula 2

A segunda aula se concentrará em estimular a criatividade do estudante. Separe a turma em grupos de três alunos e solicite que eles façam paródias sobre a temática.

Para nortear o trabalho deles, mostre algumas paródias disponíveis no YouTube. Selecionamos alguns exemplos. A primeira paródia se chama Nosso folclore é tradição.

A segunda paródia é intitulada Paródia do Folclore – Jogo do Amor.

Feito isso, peça para que os estudantes utilizem o restante da aula para se organizarem e escreverem suas paródias.

Aula 3

A terceira aula será direcionada para a apresentação das paródias criadas pelos grupos. Divirtam-se!

Veja mais em:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.