Plano de aula – Mudanças advindas da agricultura: nômades e sedentários – 4º ano do Ensino Fundamental
Confira o plano de aula: Mudanças advindas da agricultura: nômades e sedentários, que elaboramos para você desenvolver com a sua turma do 4° ano do ensino fundamental.
Durante o período Paleolítico, os primeiros grupos humanos eram nômades, isto é, não se fixavam em um local. Isso ocorria porque eles não dominavam técnicas capazes de fazer com que o acesso ao alimento fosse ininterrupto, assim, precisavam migrar de um lugar para outro assim que o alimento se esgotava.
Com o advento do Neolítico, a agricultura passou a ser uma técnica dominada por esses povos que, a partir de então, passaram a se fixar no território, ou seja, a se sedentarizar.
A domesticação de animais aliada às técnicas de plantação fizeram com que os grupos humanos conseguissem se manter em uma determinada região.
O acesso ao alimento, além do domínio do fogo, já conquistado desde o Paleolítico, possibilitou que os seres humanos formassem as primeiras comunidades, responsáveis pelo surgimento das primeiras cidades.
Percebemos, então, que a agricultura foi uma das principais responsáveis pelas transformações sociais que ocorreram ao longo dos milênios.
O fornecimento de alimentos que ela proporciona é o principal fator que possibilita a manutenção da vida. A partir dela, a sedentarização se fez possível.
Percebendo a importância da agricultura para a conservação da vida humana, a equipe do Escola Educação elaborou um plano de aula sobre mudanças advindas da agricultura e sobre povos nômades e sedentários, direcionado para turmas do 4° ano do ensino fundamental.
Plano de aula – Mudanças advindas da agricultura: nômades e sedentários
TEMA: Mudanças advindas da agricultura: nômades e sedentários
ANO: 4° ano do ensino fundamental
DURAÇÃO: 2 aulas de 50 minutos cada
OBJETIVOS:
- Mostrar a importância dos alimentos na vida dos seres humanos;
- Valorizar a agricultura;
- Diferenciar o nomadismo do sedentarismo;
- Reconhecer a importância da agricultura para a manutenção da vida;
- Promover o interesse pelos grupos nômades que existem atualmente;
- Valorizar a forma como os grupos nômades vivem;
- Promover a criatividade.
RECURSOS DIDÁTICOS:
- Para reproduzir as imagens: projetor de vídeo, notebook ou TV;
- Quadro ou lousa;
- Giz ou pincel;
- Folha branca;
- Lápis de cor;
- Lápis de escrever.
DESENVOLVIMENTO
Aula 1
Inicialmente, pergunte aos estudantes o que fizeram antes de chegar à escola e o que farão quando chegar em casa, ou seja, pergunte sobre a rotina deles.
Depois que todos se manifestarem, pergunte se eles perceberam algo em comum em todas as rotinas que foram citadas.
Caso eles se manifestem e não citem o fato de todos se alimentarem, fale a sua rotina. Quando for falar sobre ela, coloque ênfase nos momentos que você citará algo relacionada à alimentação.
Se, mesmo assim, eles não conseguirem associar, diga que a principal atividade citada por todos os alunos foi a alimentação: todos se alimentam (isso pode incluir líquidos) antes, durante e depois da aula.
Feito isso, saliente o quanto o ato de se alimentar é essencial para nos manter em pé, saudáveis e preparados para os estudos.
Levante a questão: “Se um dia os alimentos acabarem aqui na nossa cidade, o que nós faremos?”. Deixe que todos se manifestem.
Se nenhum aluno citar que vocês poderão mudar de cidade, cite essa solução. Se algum deles citá-la, aproveite e complemente, caso você ache necessário.
Depois de dizer que vocês terão a alternativa de se mudar de cidade, levante uma segunda problemática: “E se a comida dessa outra cidade também acabar?”
É provável que eles apresentem a mesma solução, a de se mudarem de cidade novamente.
Depois de fazer esse movimento a quantidade de vezes que você achar necessário, fale que há muitos milênios, os grupos humanos viviam desse modo.
Assim que o alimento acabava eles se mudavam de território. A vida deles era movida pela busca de alimentos, por isso, eles eram chamados de nômades.
Explique que após o advento do Neolítico, os homens começaram a dominar técnicas que lhes possibilitavam se fixar nos locais, a principal delas foi a agricultura.
Pergunte aos alunos como são produzidos o arroz, o feijão, as frutas, verduras e legumes que eles comem. Saliente que todos são produzidos na terra, por isso a importância de valorizá-la.
Aula 2
A segunda aula se concentrará em explicar aos estudantes que ainda existem grupos nômades ao redor do mundo, que essa não é uma característica do passado.
Selecionamos algumas imagens que mostram esses grupos:
Imagem 1:
Imagem 2:
Imagem 3:
Imagem 4:
À medida que você for passando as imagens, utilize um mapa e mostre aos estudantes onde essas pessoas transitam.
Feito isso, peça para que eles construam uma história em quadrinhos (até 5 quadrinhos) reproduzindo as transformações proporcionadas pela agricultura. Exemplifique uma no quadro para que eles possam se inspirar.
Divirtam-se!
Saiba mais em:
- Plano de aula – O ser humano e o domínio do fogo; 4º ano do Ensino Fundamental
- Plano de aula sobre Folclore – Ensino Fundamental 6º ao 9º ano
- Plano de aula – Brinquedos e brincadeiras de outros lugares – 1º ano do Ensino Fundamental
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.