Plano de aula – Mudanças advindas da agricultura: nômades e sedentários – 4º ano do Ensino Fundamental

Confira o plano de aula: Mudanças advindas da agricultura: nômades e sedentários, que elaboramos para você desenvolver com a sua turma do 4° ano do ensino fundamental.

Durante o período Paleolítico, os primeiros grupos humanos eram nômades, isto é, não se fixavam em um local. Isso ocorria porque eles não dominavam técnicas capazes de fazer com que o acesso ao alimento fosse ininterrupto, assim, precisavam migrar de um lugar para outro assim que o alimento se esgotava.

Com o advento do Neolítico, a agricultura passou a ser uma técnica dominada por esses povos que, a partir de então, passaram a se fixar no território, ou seja, a se sedentarizar.

A domesticação de animais aliada às técnicas de plantação fizeram com que os grupos humanos conseguissem se manter em uma determinada região.

O acesso ao alimento, além do domínio do fogo, já conquistado desde o Paleolítico, possibilitou que os seres humanos formassem as primeiras comunidades, responsáveis pelo surgimento das primeiras cidades.

Percebemos, então, que a agricultura foi uma das principais responsáveis pelas transformações sociais que ocorreram ao longo dos milênios.

O fornecimento de alimentos que ela proporciona é o principal fator que possibilita a manutenção da vida. A partir dela, a sedentarização se fez possível.

Percebendo a importância da agricultura para a conservação da vida humana, a equipe do Escola Educação elaborou um plano de aula sobre mudanças advindas da agricultura e sobre povos nômades e sedentários, direcionado para turmas do 4° ano do ensino fundamental.

Plano de aula – Mudanças advindas da agricultura: nômades e sedentários

TEMA: Mudanças advindas da agricultura: nômades e sedentários

ANO: 4° ano do ensino fundamental

DURAÇÃO: 2 aulas de 50 minutos cada

OBJETIVOS:

  • Mostrar a importância dos alimentos na vida dos seres humanos;
  • Valorizar a agricultura;
  • Diferenciar o nomadismo do sedentarismo;
  • Reconhecer a importância da agricultura para a manutenção da vida;
  • Promover o interesse pelos grupos nômades que existem atualmente;
  • Valorizar a forma como os grupos nômades vivem;
  • Promover a criatividade.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Para reproduzir as imagens: projetor de vídeo, notebook ou TV;
  • Quadro ou lousa;
  • Giz ou pincel;
  • Folha branca;
  • Lápis de cor;
  • Lápis de escrever.

DESENVOLVIMENTO

Aula 1

Inicialmente, pergunte aos estudantes o que fizeram antes de chegar à escola e o que farão quando chegar em casa, ou seja, pergunte sobre a rotina deles.

Depois que todos se manifestarem, pergunte se eles perceberam algo em comum em todas as rotinas que foram citadas.

Caso eles se manifestem e não citem o fato de todos se alimentarem, fale a sua rotina. Quando for falar sobre ela, coloque ênfase nos momentos que você citará algo relacionada à alimentação.

Se, mesmo assim, eles não conseguirem associar, diga que a principal atividade citada por todos os alunos foi a alimentação: todos se alimentam (isso pode incluir líquidos) antes, durante e depois da aula.

Feito isso, saliente o quanto o ato de se alimentar é essencial para nos manter em pé, saudáveis e preparados para os estudos.

Levante a questão: “Se um dia os alimentos acabarem aqui na nossa cidade, o que nós faremos?”. Deixe que todos se manifestem.

Se nenhum aluno citar que vocês poderão mudar de cidade, cite essa solução. Se algum deles citá-la, aproveite e complemente, caso você ache necessário.

Depois de dizer que vocês terão a alternativa de se mudar de cidade, levante uma segunda problemática: “E se a comida dessa outra cidade também acabar?”

É provável que eles apresentem a mesma solução, a de se mudarem de cidade novamente.

Depois de fazer esse movimento a quantidade de vezes que você achar necessário, fale que há muitos milênios, os grupos humanos viviam desse modo.

Assim que o alimento acabava eles se mudavam de território. A vida deles era movida pela busca de alimentos, por isso, eles eram chamados de nômades.

Explique que após o advento do Neolítico, os homens começaram a dominar técnicas que lhes possibilitavam se fixar nos locais, a principal delas foi a agricultura.

Pergunte aos alunos como são produzidos o arroz, o feijão, as frutas, verduras e legumes que eles comem. Saliente que todos são produzidos na terra, por isso a importância de valorizá-la.

Aula 2

A segunda aula se concentrará em explicar aos estudantes que ainda existem grupos nômades ao redor do mundo, que essa não é uma característica do passado.

Selecionamos algumas imagens que mostram esses grupos:

Imagem 1:

Plano de aula - Mudanças advindas da agricultura: nômades e sedentários
Família de beduínos de Touggourt, na Argélia.

Imagem 2:

Plano de aula - Mudanças advindas da agricultura: nômades e sedentários
Banjara, ciganos da Índia.

Imagem 3:

Plano de aula - Mudanças advindas da agricultura: nômades e sedentários
Aborígenes australianos.

Imagem 4:

Plano de aula - Mudanças advindas da agricultura: nômades e sedentários
Nenets, que vivem na Sibéria.

À medida que você for passando as imagens, utilize um mapa e mostre aos estudantes onde essas pessoas transitam.

Feito isso, peça para que eles construam uma história em quadrinhos (até 5 quadrinhos) reproduzindo as transformações proporcionadas pela agricultura. Exemplifique uma no quadro para que eles possam se inspirar.

Divirtam-se!

Saiba mais em:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.