Plano de aula – Os números no dia a dia – Pré-Escola

Confira um plano de aula com estorinhas, músicas e atividades para ensinar crianças sobre os números no dia a dia.

Os números são muito importantes nas nossas vidas, pois eles estão espalhados por toda parte, em diversas formas. Eles são usados para expressar quantidades, ordens, medições ou códigos, como números de telefone ou senhas.

Se você liga a TV ou abre um jornal, lá estão os números. Se vai à padaria ou ao banco, lá também estão os números. No dia a dia das crianças não é diferente, elas estão o tempo todo em contato com números. Por isso, é necessário começar a ensiná-las sobre os números ainda na pré-escola.

Confira um plano de aula sobre os números no dia a dia para crianças da pré-escola.

Plano de aula – Os números no dia a dia

TEMA: Registro de numerais de 0 a 10

TEMPO SUGERIDO: 2 horas e 30 minutos (em torno de 3 aulas de 50 minutos cada)

OBJETIVOS:

  • Reconhecer os números em situações cotidianas;
  • Fazer registro de números;
  • Compreender a importância dos números.

MATERIAL NECESSÁRIO:

  • Lápis de cor, lápis de escrever, borracha, apontador e um estojo escolar (para contar uma estória);
  • Números coloridos (em cartaz ou E.V.A.);
  • Atividade impressa.

DESENVOLVIMENTO:

1º momento

Inicie a aula pedindo que as crianças se sentem no chão, formando um círculo, e diga você vai contar uma estorinha bem legal.

A estória envolve os números de 1 a 10, eles aparecem várias vezes ao longo dela. Para chamar a atenção, mude a entonação da voz cada vez que falar de um número diferente.

Para despertar ainda mais a imaginação das crianças, mostre objetos reais que vão aparecendo na estória (estojo, lápis de cor, lápis de escrever, apontador e borracha) e números coloridos (em cartaz ou E.V.A.). Se for possível, use, também, bonecos para representar cada personagem.

Joana e o mistério com os números

Era uma vez… uma menina que morava em uma pequena vila e que se chamava Joana. Joana tinha apenas 5 anos, mas era muito esperta para sua idade.

Joana gostava muito de brincar com seus 3 amigos, Leo, Bia e Sara. A brincadeira preferida de Joana era a de ser detetive, ela amava desvendar mistérios. 

Muitas vezes, na brincadeira de detetive, as crianças não se chamavam pelos seus nomes, mas, sim, por códigos. Por exemplo, Bia era a agente número 1, Leo era o número 2, Sara era a número 3 e Joana, a número 4. Eles se divertiam muito dessa forma!

Certa vez, o mistério da brincadeira era o sumiço do estojo escolar de Sara, desde as 10 da manhã. Antes de desaparecer, no estojo, havia 8 lápis de cor, 1 borracha, 1 apontador e 2 lápis de escrever. E agora, todos esses objetos estavam desaparecidos! Onde será que o estojo foi parar? Teria alguém pego? 

Por volta de 3 da tarde, procurando pistas na casa de Sara, Leo encontrou 2 lápis de cor embaixo do sofá da sala, Bia encontrou 1 lápis de escrever debaixo da mesa da cozinha e Sara encontrou 1 borracha atrás da porta do banheiro. 

Ao examinar com muita atenção esses objetos encontrados, Joana percebeu que havia uma leve marca na borracha, como se fosse de um dente, e também notou que havia um pelo marrom grudado em um dos lápis de cor.

Com tais fatos, Joana não se conteve e saiu correndo! Seus amigos não entenderam nada. A menina foi direto à casinha do cachorro de Sara. E tcharannn! Lá estava o estojo com os objetos que faltavam!

E foi assim, com muitas emoções e grandes descobertas, que terminou mais 1 brincadeira de Joana e seus amigos, ou melhor, dos números 1, 2, 3 e 4.

Números coloridos
Números coloridos para contar a estória.

2º momento

Os números estão por toda parte e há diversas músicas infantis que ajudam as crianças a se familiarizar e memorizar até mesmo a ordem deles.

Cante com elas algumas músicas, como a que citamos abaixo.

Indiozinhos

Um, dois, três indiozinhos
Quatro, cinco, seis indiozinhos
Sete, oito, nove indiozinhos
Dez no pequeno bote
Vinham navegando o rio abaixo
Quando o jacaré se aproximou
E o bote dos indiozinhos
Quase, quase virou (…)

Outras sugestões de músicas:

  • Mariana conta um, dois, três
  • Um, dois, feijão com arroz
  • Cinco Patinhos
  • Um elefante incomoda muita gente

Uma ideia legal, se o número de alunos for suficiente, é distribuir os números coloridos entre eles, sendo que cada um recebe um número. Durante a música, cada criança deve levantar com as duas mãos o seu número na hora em que ele for cantado e descer logo em seguida.

Se houver muitas crianças, repita a canção com grupos de alunos de 10 em 10.

3º momento

Faça as seguintes perguntas: Para que servem os números? Onde utilizamos os números?

Explique que os números estão em todos os lugares e cite exemplos. Diga que os números estão nos relógios, calendários, nos nossos documentos, telefones, em preços nos supermercados e em muitas outras coisas. Aponte exemplos na própria sala de aula.

Diga também que usamos os números para responder quantos anos temos, quantas pessoas moram com a gente, quantos amigos temos, quantas horas são, que dia é hoje e mais um monte de perguntas.

Em seguida, proponha a seguinte atividade:

Atividade sobre números

AVALIAÇÃO:

A avaliação poderá ser feita observando da participação dos alunos durante a aula e da realização das atividades propostas.

Para baixar esse plano de aula sobre os números no dia a dia, clique aqui!

Você também pode se interessar:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.