Saliva
A saliva é uma secreção muito importante para o corpo humano. Continue lendo para conhecer melhor esse fluido!
A saliva é um fluido complexo, versátil, transparente e viscoso que mantém a boca e os lábios constantemente úmidos, evitando o ressecamento das mucosas.
Ela é um bom indicativo para o controle de água no corpo, quando o organismo está entrando em desidratação, a produção de saliva é diminuída fazendo com que a boca fique seca, manifestando sede.
A saliva é a produzida pelas glândulas salivares, possui enzimas digestivas que iniciam a digestão na boca.
Nosso corpo é capaz de produzir até dois litros de saliva por dia. Dentro da cavidade bucal, a saliva é renovada duas vezes a cada minuto.
A produção de saliva pelas glândulas salivares é diminuída durante o sono e aumentada durante a estimulação, quando estamos nos alimentando, por exemplo.
Função da saliva
A produção de saliva aumenta durante a mastigação para umidificar os alimentos e favorecer a deglutição, por isso, ela é uma secreção muito importante para o sistema digestório.
As enzimas presentes na saliva iniciam a digestão na boca. A ptialina, também conhecida como amilase salivar, quebra o amido para facilitar a digestão.
Além disso, a ptialina também possui anticorpos que agem contra vírus e bactérias, e a acidez da saliva protege os dentes contra cáries.
Composição da saliva
O principal componente da saliva é a água (99,4%), mas ela também contém ptialina, mucina, albumina e muitos sais minerais.
Glândulas salivares
As glândulas salivares são encontradas nas mucosas das bochechas, da língua e do céu da boca. Esse complexo de pequenas glândulas possui ductos que transportam a saliva até a cavidade bucal.
Elas são divididas em três tipos de glândulas: parótidas, submaxilares e sublinguais.
- Glândulas parótidas: estão próximas às orelhas, pesam cerca de 30 gramas e produzem uma secreção rica em amilase e glicoproteínas.
- Glândulas submaxilares: estão localizadas na parte interna das mandíbulas, pesam em torno de 8 gramas e são responsáveis por 60% da saliva produzida.
- Glândulas sublinguais: são encontradas abaixo da língua, possuem entre 3 e 5 gramas e produz uma saliva mais viscosa, rica em mucina.
Veja também:
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.