Cágado, jabuti e tartaruga – Qual a diferença entre esses animais?

Diferenças vão desde as características físicas até o habitat. Aprenda a diferenciar esses quelônios.

Com a riqueza do reino animal, é comum encontrar animais de mesma ordem ou classe e que por conta disso possuem características comuns, confundido muitas pessoas.

Um exemplo são os cágados, jabutis e tartarugas. Esses animais estão presentes dentro da casa das pessoas, como animais domésticos, e também em habitat selvagem, como o oceano.

Em comum, tartarugas, cágados e jabutis são membros da ordem Testudinata, conhecida popularmente como quelônios, os répteis que possuem carapaça. Mas as semelhanças não vão muito além disso. Continue lendo para entender a diferença entre cágados, jabutis e tartarugas.

Jabuti

Jabuti vermelho

Os jabutis são quelônios terrestres, ou seja, vivem em terra. São encontradas duas espécies de jabuti no Brasil.

  • jabuti-piranga (Chelonoidis carbonaria), distribuída em estados do Norte, Nordeste, Centro-oeste, Sudeste e Sul do Brasil. Essa espécie prefere áreas abertas e bordas de matas, mas pode ser encontrada no interior da Mata Amazônica, Mata Atlântica, na Caatinga e no Cerrado.
  • jabuti-tinga (Chelonoidis denticulata), menos comum, distribuída em estados do Norte, Nordeste e Centro-oeste. Esta espécie prefere florestas tropicais densas, como a Mata Amazônica, porém raramente pode ser encontrada em áreas mais abertas.

O casco do jabuti é alto e arqueado, as patas traseiras têm formato cilíndrico e movem-se lentamente.

Cágado

Cágado da espécie Phrynops gibbus

Os cágados são quelônios considerados semiaquáticos, ou seja, passam parte da vida dentro da água e parte fora da água. Além disso, vivem em ambientes de água doce.

Comparados às tartarugas, possuem casco mais achatado e pescoço mais longo. Suas patas possuem dedos com membranas. Outra diferença é que quando a cabeça precisa ser retraída, ela é dobrada lateralmente para dentro do casco. Já no caso das tartarugas ou jabutis, a cabeça é retraída verticalmente.

Tartaruga

Tartaruga-de-pente

As tartarugas são quelônios que vivem a maior parte de suas vidas dentro da água, saindo apenas para desovar ou tomar sol. O casco é hidrodinâmico, como o cágado, porém diferente do jabuti.

Suas patas possuem formato de pá, assim facilitando o nado. Há diversas espécies de tartarugas, podendo ser de água doce ou marinha.

Leia também: 

Reino Animalia