Brincadeiras de carnaval de antigamente
Pinturas no rosto, criação de máscaras, fantasias, acessórios e instrumentos musicais são algumas das brincadeiras do carnaval de antigamente e algumas continuam atuais.
O carnaval já é uma tradição no Brasil há muito tempo, isso desde o início do século XX. Na ocasião, os foliões desfilavam no capô dos automóveis fantasiados de caubóis, ciganos, marinheiros, odaliscas, piratas, padres, entre outros papéis que a criatividade permitisse.
Os pais preparavam as crianças para as matinês e o primeiro baile de carnaval infantil ocorreu em 1907. Enquanto isso, os adultos se divertiam nas festas em família, nos salões, circos e até mesmo ao ar livre.
A animação ficava garantida com o uso dos acessórios, como confetes, máscaras e serpentinas, além de muita alegria dos foliões, que desfilavam em seus carros. Essa, inclusive, foi a inspiração para os atuais carros alegóricos.
Mas, qual seriam as brincadeiras de carnaval de antigamente? Listamos algumas abaixo.
Pintura facial para o Carnaval
Uma brincadeira muito legal para as crianças são as pinturas no rosto no Carnaval, feitas com tintas próprias e antialérgicas.
Os pequenos podem usar a criatividade e fazer o que quiserem, seja flores, borboletas, corações, gatinhos e muito mais!
Máscaras e fantasias de Carnaval
As máscaras e fantasias dominam o cenário do Carnaval. Eis que nascem as fantasias de bebê, caveira, índio, padre, palhaço, urso, entre muitos outros trajes.
Nas festas da alta sociedade, a fantasia de dominó era a mais popular. Para a sua construção era necessário um vestido escuro com um capuz e uma máscara cobrindo o rosto.
Além dessas, havia inúmeros arlequins, chicards, jardineiras, marinheiros, odaliscas, pierrôs, princesas, príncipes e polichinelos.
As fantasias eram inspiradas nos modelos franceses. Elas eram (e ainda são) requisito essencial do carnaval!
Acessórios para o Carnaval
Mais uma brincadeira de carnaval para as crianças é deixá-los se divertir criando acessórios para a festividade.
Com a imaginação solta, eles podem criar pulseiras e colares coloridos com o uso de diferentes materiais, tais como EVA, plástico, feltro, macarrão, entre outros elementos.
Instrumentos musicais para o Carnaval
Os instrumentos musicais são peças essenciais para a festa de carnaval, isso porque são eles que emitem o som da alegria.
A bateria pode ser construída com latas de leite em pó vazias e balões de aniversário, que com diferentes cores irão dar tons diferentes ao som.
O pandeiro é outra parte importante. Para criá-lo basta os pratinhos de papel das festas de aniversário, alguns guizos e fitas coloridas.
Brinquedos de Carnaval
No final do século XIX e começo do século XX, muitos eram os brinquedos e brincadeiras que divertiam os pequenos foliões, por exemplo, confetes, flores, limão de cheiro, línguas-de-sogra, narizes postiços, óculos coloridos, serpentinas e sombrinhas japonesas.
Conduzidos por um mestre, os cordões carnavalescos também garantiam a diversão, com várias pessoas mascaradas, todos em fila, cantando, tocando e dançando juntos.
Além disso, haviam os blocos de carnaval, os corsos (desfiles de carros de luxo ornamentados), os estandartes (bandeiras de uma comunidade) e os ranchos (mini-bateria, com direito a mestre-sala e porta-bandeira) que desfilavam com os carros enquanto os carnavalescos fazias guerras de confetes e serpentinas.
Bombinhas e estalinhos de Carnaval
As bombinhas de carnaval também foram incorporadas nesse cenário. Assemelhando-se aos foguetes, pode ser uma brincadeira divertida, só que também perigosa.
Já os estalinhos de carnaval são saquinhos pequenos que, se atirados ao chão, causam uma pequena explosão.
Leves e com várias cores, eles podem ser carregados no bolso ou nas mãos para serem estourados em qualquer espaço.
Veja também:
- Marchinhas de Carnaval
- Blocos de Carnaval – O que são, como surgiram, exemplos
- Origem do Carnaval – A história do carnaval no Brasil e no mundo
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.