28 Brincadeiras divertidas para fazer na Festa Junina

Quer saber o que fazer durante a comemoração da festa junina? Confira essas brincadeiras criativas e boas festas!

0

As festas juninas fazem parte da cultura brasileira desde os tempos coloniais. Ao longo dos séculos, essa comemoração religiosa tornou-se um evento bastante popular.

As famosas festas de São João enaltecem a vida rural e seguem uma série de tradições. Usa-se roupas típicas, há a famosa quadrilha, pessoas se desafiam a subir no pau-de-sebo e todos se deliciam com os alimentos desta festividade.

Duas cidades na região Nordeste são mundialmente conhecidas por fazerem as maiores festas de São João do mundo: Caruaru, em Pernambuco, e Campina Grande, na Paraíba.

Algo que poucas pessoas sabem é que esses dias de festas coincidem com a colheita do milho no nosso país, por isso temos muitos pratos feitos à base de milho, como: canjica, pamonha e curau.

Para deixar essa festividade ainda mais animada, você pode propor várias atividades para que pessoas de todas as idades possam participar.

A seguir, confira algumas dicas de brincadeiras para Festa Junina!

Brincadeiras para festa junina

1. Corrida de sacos

Você pode usar sacolas plásticas bem grandes se não conseguir sacos de aniagem.

Para jogar, peça a cada pessoa que pise no fundo, puxando as bordas superiores ao redor da cintura. Eles devem correr até a linha de chegada pulando.

2. Acerte o alvo

Em um cavalete ou borda de uma mesa, alinhe uma lata por jogador. Peça às pessoas que estejam a alguns metros das latas.

Dê a cada jogador uma pistola de água e um balde de água para reabastecer. Quando você sinalizar o início do jogo, os jogadores esguicharão água nas latas, tentando derrubá-las.

Quando alguém derrubar a lata premiada, receberá uma recompensa.

3. Colocar a cauda no burro

É um jogo clássico que muitas vezes é alterado para se adequar ao tema de uma festa.

Pendure um pôster de um burro. Corte uma cartolina na forma de uma cauda. Cubra os olhos do jogador com uma venda e veja quem pode chegar mais perto de colocar a cauda no local pré-determinado.

4. Corrida de três pernas

Esta corrida é mais sobre cooperação do que velocidade. Divida os convidados da festa em pares e faça com que eles fiquem lado a lado.

Em seguida, amarre as pernas internas de cada casal com uma bandana. Fita adesiva também funciona bem no lugar de uma bandana se todos os participantes estiverem usando jeans.

Para jogar, os pares de três pernas devem correr até a linha de chegada.

Faça com que dois adultos estendam um pedaço de papel crepom pela linha de chegada e deixe a equipe vencedora passar pelo papel.

5. Pegue a cauda no dragão

Este jogo deve ser feito com um grupo grande de pessoas. Para brincar, organize todos em fila única.

Instrua cada um a segurar na cintura da pessoa à sua frente. Coloque uma bandana no bolso do último na fila.

A “cabeça do dragão” (primeiro da fila) lidera e tem como objetivo perseguir a “cauda” (o último da fila).

O participante tem que agarrar a bandana sem que ninguém se solte. O meio da linha deve evitar que a cabeça pegue o rabo, resultando em muita diversão!

Uma vez que a bandana é capturada da cauda, a cauda se torna a cabeça e todos jogam novamente.

6. Brincadeira do balão

Para jogar, amarre um balão a um tornozelo de cada pessoa. Em seguida, diga para todos correrem tentando “pisar” no balão dos outros participantes.

O último convidado com um balão cheio ganha!

7. Corrida com milho

Essa brincadeira deve ser jogada com milhos cozidos. Alinhe os convidados da festa lado a lado e dê a cada um uma espiga.

O objetivo do jogo é cruzar a linha de chegada mantendo o milho na boca.

8. Passe a sacola

Encha um grande saco de plástico com uma variedade de itens de vestuário, como aventais, sapatos masculinos e femininos, lenços, chapéus, meias, gravatas, camisas, saias e muito mais.

Para jogar, peça aos convidados que formem um círculo e passem a sacola enquanto a música toca.

Quando a música parar, quem quer que esteja segurando a bolsa deve tirar alguma coisa e colocá-la. A pessoa deve pegar o primeiro item que a mão tocar.

Continue até que a bolsa esteja vazia e todos os participantes estejam vestidos com roupas engraçadas. Tire fotos do resultado!

9. Tomba-lata

O tomba-lata é muito simples de fazer e de jogar, mas precisa ter boa mira.

Nessa brincadeira é preciso empilhar algumas latas para formar uma pirâmide e jogar bolas para derrubar o máximo de latas possível em uma jogada.

Quem derrubar mais latas vence a brincadeira!

10. Cadeia

A brincadeira da cadeia é bastante divertida. Primeiro deve ser delimitado um local para ser a cadeia e deve ter alguém para prender e vigiar os presos.

Para prender alguém, basta indicar a pessoa ao delegado de brincadeira. Para o preso sair de lá, ele deve desempenhar algum desafio proposto pelo delegado. Com isso, a brincadeira fica muito engraçada.

11. Pescaria

A pesca é uma das brincadeiras mais tradicionais dos jogos de festa junina.

É bem simples, os participantes têm que pescar os peixes de brinquedo dispostos em uma superfície.

Cada peixinho tem um valor ou um prêmio correspondente e o participante leva o prêmio marcado no peixe.

12. Boca do palhaço

Para acertar uma bola na boca do palhaço é preciso ter uma boa mira. Na brincadeira coloca-se a imagem de um palhaço com um buraco na boca, como um alvo para acertar uma bola.

Os participantes que acertarem a bola na boca do palhaço ganham o prêmio.

13. Correio elegante

O correio elegante é uma brincadeira muito tradicional nas festas juninas. O objetivo é mandar uma mensagem especial para uma pessoa querida, de forma anônima ou não.

14. Pau de sebo

A brincadeira com pau de sebo é muito antiga nas festas juninas. Apesar de ser difícil, ela é bastante popular.

Um mastro deve ser enfiado no solo de forma que fique erguido, como o tronco de uma árvore. Depois, é coberto com algo escorregadio, como cera ou sebo.

Ganha quem conseguir subir até o alto do mastro e pegar o prêmio que está no topo.

15. Corrida da bexiga na colher

A corrida da bexiga na colher é uma versão da brincadeira com ovos. Para não desperdiçar e fazer bagunça com os ovos, as bexigas são opções melhores para brincadeiras.

Basta encher algumas bexigas com água até ficarem do tamanho de um ovo.

Cada participante deve receber uma colher e uma bexiga e formar uma fila. Todos deverão atravessar um percurso com a bexiga da colher sem deixar cair no chão.

Quem deixar a bexiga cair deve voltar ao início e começar de novo. O participante que chegar primeiro na linha de chegada vence.

16. Argolas

O jogo de argolas é tradição nas brincadeiras de festa junina. É bem simples, basta acertar as argolas nos pinos.

O participante que acertar mais argolas ganha a brincadeira, ou recebe um prêmio de acordo com o número de argolas acertadas.

17. Pesca da maçã

Para fazer a pesca da maçã, é preciso apenas um balde largo ou uma bacia, com água e maçãs.

A pesca deve ser feita com a boca, de forma que os participantes devem colocar o rosto na água e tentar pegar uma maçã.

18. Boliche junino

Muitas pessoas gostam de jogar boliche, por isso, é possível adaptar uma versão de boliche junino. Os pinos do boliche podem ser feitos com materiais reciclados, como garrafas PET.

Com uma bola, os participantes devem derrubar o máximo de pinos possível para ganhar bons prêmios.

19. Pula a fogueira

A fogueira é um elemento característico das festas juninas, pois é realizada em junho, quando está um clima frio. Durante a festa, surgiu a brincadeira de pular a fogueira, que se tornou tradição.

Assim, é possível criar uma fogueira feita com papel crepom, celofane, ou outros materiais coloridos. Então, basta convidar as crianças e quem quiser brincar para pular a fogueira.

20. Dança da laranja

A dança da laranja deve ser realizada em pares. Cada dupla receberá uma laranja que deverá ser colocada entre os dois participantes, encaixada entre as testas.

Ao tocar uma música, os pares deverão dançar com as mãos para trás, sem deixar a laranja cair. A última dupla com a laranja na testa ganha a brincadeira.

21. Caça-balão

A brincadeira do caça-balão é muito divertida para as crianças menores. Os pequenos deverão tentar pegar o máximo de balões que conseguirem.

A criança receberá um funil de papel ou um chapéu de aniversário enquanto uma pessoa jogará balões. Assim a criança terá que pegar o balão utilizando um funil sem deixar o balão cair.

22. Corrida de funis

A corrida de funis exige como material apenas um barbante e dois funis de materiais leves.

Dois participantes jogam por vez. Ambos devem segurar uma das extremidades do barbante, com um funil próximo a cada um deles.

No meio do barbante deve ter um laço para indicar a linha de chegada para os funis. Ao dar o início, os dois jogadores devem soprar o funil e o que chegar primeiro no laço vence a brincadeira.

23. Quebra-pote

Para fazer essa brincadeira é necessário ter potes de cerâmica ou barro para os participantes tentarem quebrar. Em um dos vasos haverá um prêmio e cada pessoa pode participar somente uma vez.

Cada jogador receberá um número pequeno de pedras, sendo essas suas únicas tentativas. Depois de escolher um vaso, ele deverá quebrar para descobrir se no pote que escolheu tem um prêmio.

24. Dança das cadeiras

A dança das cadeiras é muito divertida e bastante realizada em festas juninas tradicionais.

É preciso colocar em círculo um número de cadeiras menor que a quantidade de participantes. Por exemplo, se forem 10 participantes, disponha apenas 9 cadeiras.

Peça para que os participantes fiquem ao redor das cadeiras e coloque uma música para tocar. Assim, quando a música for pausada por alguém da organização, os participantes devem se sentar e o que ficar sem cadeira será eliminado.

A cada rodada uma cadeira deve ser retirada e, na última rodada, o participante que conseguir se sentar na única cadeira restante é o vencedor.

25. Cabo de guerra

O cabo de guerra pode ser realizado em diversas festas, e a junina é uma delas.

Essa brincadeira é realizada em grupo. É preciso dividir os participantes em duas equipes opostas. O único material necessário é uma corda utilizada como o cabo de guerra.

Coloque as equipes em lados opostos e entregue uma ponta da corda para cada um dos times. Trace uma linha no chão para delimitar o espaço das equipes.

Inicie a brincadeira e os times devem puxar a corda com força e a primeira equipe a ultrapassar a linha perde a brincadeira.

26. Caça-objeto

A brincadeira do caça-objeto serve principalmente para entreter a criançada.

Esconda um objeto qualquer, pode ser um chapéu, acessório, caixa, em algum lugar da festa. Junte as pessoas que desejam participar e dê algumas dicas sobre o objeto, como a cor e forma.

A primeira pessoa que encontrá-lo é a vencedora e poderá receber um prêmio.

27. Concurso de traje

A festa junina requer uma caracterização dos convidados com elementos caipiras, como chapéu, bota, vestido de retalho, calça jeans, bigode, entre outros.

Assim, o concurso do traje pode ser uma brincadeira para premiar a melhor caracterização e figurino entre todos os participantes da festa.

28. Quadrilha

A quadrilha é um dos momentos mais esperados da festa junina. É uma dança derivada das brincadeiras juninas com bastante alegria e diversão.

Para participar é preciso ter um locutor que informará os passos. Os participantes devem dançar em duplas e se divertir!

Veja também:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.