Curiosidades da matemática – 11 fatos matemáticos super interessantes
Os amantes ou não da matemática irão concordar que ela é uma ciência incrível depois de ler as 11 curiosidades que listamos nessa postagem!
Quando se fala em matemática, muita gente já pensa em fórmulas e cálculos impossíveis. Mas saiba que por trás disso a matemática tem um lado muito interessante? Não é à toa que ela está presente em praticamente tudo na nossa vida.
Os amantes ou não da matemática irão concordar que ela é uma ciência incrível depois de ler as 11 curiosidades da matemática que listamos a seguir.
Curiosidades da matemática
Você concorda que “duas coisas não podem ser mais iguais que duas retas paralelas”? Era nisso que estava pensando o matemático inglês Robert Record quando criou o símbolo matemático para representar a igualdade (=), há mais de 450 anos.
Atualmente, falar em números negativos é algo comum. Entendemos que uma temperatura ambiente negativa é uma temperatura abaixo de 0 °C e que números negativos são respostas de muitos problemas matemáticos.
Mas isso nem sempre foi assim. Nos séculos XVI e XVII, alguns matemáticos não aceitavam os números negativos quando eles apareciam em seus cálculos, consideravam que eram falsos ou impossíveis.
Um dos mais famosos teoremas da matemática, o Teorema de Pitágoras possui mais de 370 demonstrações diferentes apresentadas ao longo dos séculos.
Intrigante, não é mesmo? Mas uma coisa é certa, não há dúvidas de sua veracidade!
Você provavelmente já leu ou ouviu falar da história Alice no País das Maravilhas. Mas você sabia que o escritor dessa obra, o inglês Lewis Carrol, era matemático?
Já parou pra pensar que qualquer número, por maior que ele seja, é formado por no máximo 10 algarismos diferentes (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 ou 9)?
Um milhão, trezentos e vinte quatro mil, duzentos e noventa e oito → 1.324.298
Coincidência ser o mesmo número de dedos que temos nas duas mãos?
Para saber mais, leia nosso texto sobre o sistema de numeração decimal.
Por que o número um se escreve como 1 e não como 2? Por que o cinco é escrito como 5 e não 7?
Porque alguém decidiu assim e ponto final? Não! Existe uma lógica para eles terem sido desenhados assim!
Cada um dos símbolos primitivos de 0 a 9 foram criados possuindo a mesma quantidade de ângulos do número que iriam representar.
Para saber mais, leia nosso texto sobre curiosidades dos números.
Você já observou a perfeição e simetria existentes nas folhas de uma árvore ou nas pétalas de uma flor?
Já observou como o corpo humano é proporcional? Veja suas mãos, são duas, cada uma com cinco dedos com linhas que os dividem em três partes cada.
Isso acontece graças a proporção divina ou número de Deus, ou ainda, número de ouro que está presente em quase tudo o que existe, o número 1,61803. Esse número está relacionado a mais famosa sequência matemática, a Sequência de Fibonacci.
Na matemática existem algumas discórdias entre os números e apenas alguns deles resolveram ser amigos…
Dois números são chamados de números amigos quando cada um deles é igual à soma dos divisores próprios do outro.
É, a amizade entre os números é rara. Os menores números amigos conhecidos que existem são os números 220 e 284.
Um dos problemas mais importantes da matemática que ainda não foi solucionado é conhecido como hipótese de Riemann.
De acordo com tal hipótese, existe um padrão na distribuição dos números primos, isto é, eles não são distribuídos de forma aleatória, podem ser descritos por uma equação.
Os quatérnions são extensões dos números complexos e permitem descrever a rotação de objetos 3D.
Eles foram descobertos em 1843, sendo considerados “bonitinhos”, mas sem utilidade. A reviravolta dos quatérnions só ocorreu mais de 100 anos depois, quando cientistas da computação decidiram aplicá-los em animação digital.
As outras ciências que nos desculpem, mas quem elegeu a matemática como a rainha de todas as ciências não era só um matemático, foi o grande matemático, astrônomo e físico alemão, Carl Friedrich Gauss: “A matemática é a rainha das ciências”.
Você também pode se interessar:
- História e origem dos números que utilizamos hoje em dia
- Séculos – Aprenda a calcular
- Como calcular ano bissexto
- Como calcular o IMC – Índice de massa corporal
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.