Vênus, a deusa do amor e da beleza na mitologia romana
A deusa Vênus, na mitologia romana, equivale à deusa Afrodite, da mitologia grega. O nascimento de Vênus, de Sandro Boticelli, é inspirado nela.
Vênus é uma das divindades mais populares do mundo, sendo considerada a deusa do amor e da beleza. Para a mitologia romana, Vênus simbolizava o ideal de beleza feminina.
Uma das personagens mais adoradas na Antiguidade, na mitologia grega a deusa Vênus equivale à deusa Afrodite.
Quem é a deusa Vênus?
Vênus é a deusa romana mais associada à sexualidade feminina.
A sua origem é digna de controvérsias. Em uma versão, há o relato de que seria filha de Júpiter, deus dos céus, e Dione, deusa das ninfas. Há ainda quem acredita que tenha nascido da espuma do mar e dentro de uma concha.
Vênus era esposa de Vulcano, o deus do fogo, mas teve relações extraconjugais com outros deuses e vários filhos.
Com Marte, o deus da guerra, concebeu Harmonia, Cupido, Deimos e Fobos. Na relação com Mercúrio, o mensageiro dos deuses, teve Hermafrodito. De Baco, deus do vinho, nasceram Hymenaios e Priapo. E com Anquises, o príncipe troiano, deu à luz a Enéias.
Representação da deusa Vênus
Vênus era representada como uma mulher nua, jovem e bela. Por ser considerada um padrão ideal de beleza, o seu corpo é visto de maneira formosa e com medidas balanceadas, todas atreladas ao erotismo.
Com um olhar vago, a deusa romana possuía também um carro guiado por cisnes.
Vênus na mitologia romana
Mediante a sua beleza e a forma que atraía os outros homens, Vênus causou inveja em muitas deusas.
Diante disso, Diana (deusa da caça), Minerva (deusa da razão) e Vesta (deusa do lar) solicitaram a Júpiter que Vênus casasse. Achando que os problemas seriam sanados, Júpiter exigiu que a deusa da sexualidade se tornasse esposa de Vulcano, o deus do fogo.
No entanto, Vulcano era feio e possuía uma deficiência que lhe deixou manco, o que lhe deixou insatisfeita. Mas, ainda assim, Vênus se casou e continuou tendo relações extraconjugais com os demais deuses e mortais. O principal deles era Marte, por quem estava apaixonada antes do matrimônio.
Apolo, o deus da luz, contou da traição de Vênus ao deus do fogo. Vulcano flagrou os amantes e Marte abandonou-a. Com sentimento de vingança, Vênus lançou a Marte uma maldição, a de se apaixonar por qualquer mulher que encontrar.
Curiosidades sobre a deusa Vênus
O símbolo de Vênus, apresentado por meio de um círculo e uma cruz (♀), significa o símbolo astrológico do planeta Vênus e é atrelado a deusa romana do amor. No entanto, na biologia, a mesma imagem designa o gênero feminino.
Durante o Renascimento foi tido como inspiração para artistas e escritores. A obra mais popular é O nascimento de Vênus, de Sandro Botticelli.
Veja também:
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.