Estação de tratamento – Etapas para o tratamento de água
Continue lendo para conhecer todas as etapas de tratamento da água que chega em sua casa!
O saneamento básico envolve tanto o abastecimento de água quanto o esgotamento sanitário das cidades.
No Brasil, 84% da população é atendida com a distribuição de água, entretanto, pouco mais de 50% da população tem acesso à coleta de esgoto e, desses, apenas 46% eram tratados até 2017.
A partir desses dados, podemos presumir que pelo menos 35 milhões de brasileiros não têm acesso a estes serviços básicos.
Estação de tratamento de água (ETA)
A água é um recurso essencial para os seres vivos, ela é usada para hidratação, na preparação dos alimentos, higiene pessoal e dos ambientes.
A captação da água geralmente ocorre em rios ou represas, mas também pode ser feita em lençóis freáticos, através dos poços artesianos.
No entanto, antes de ir para nossas casas, a água passa por uma estação de tratamento de água, conhecidas como ETA.
Na ETA a água passa por uma purificação para que ela se torne própria para consumo. Essa purificação ocorre em etapas e a água passa tanto por processos físicos quanto químicos.
Etapas do tratamento de água
Vamos conferir todas as etapas do tratamento de água:
1 – Captação da água
A água captada de rios e represas passa por um pré-tratamento em duas etapas. A primeiro é o gradeamento que impede a passagem de resíduos sólidos como folhas e galhos.
Depois do gradeamento, a água segue para a desarenação, onde a areia é removida por sedimentação. Só depois disso a água é bombeada para dentro da estação de tratamento.
2 – Adução
A adução é o transporte da água captada dos mananciais e pré-tratada até a estação de tratamento de água, onde passará pelas próximas etapas.
3 – Coagulação
As partículas pequenas não sedimentam pela ação da gravidade, por isso, torna-se necessário acrescentar coagulantes químicos. No Brasil, o coagulante mais utilizado é o sulfato de alumínio [Al2(SO4)3].
Esse processo faz com que as partículas pequenas e outras impurezas fiquem unidas, facilitando sua remoção durante a decantação, ou seja, a sedimentação no fundo dos tanques.
Os coagulantes químicos são insolúveis em água, eles geram íons com cargas positivas, os cátions, que irão atrair as impurezas com carga negativa.
4 – Floculação
Na etapa de floculação, a água passa por um forte agitamento mecânico que dura, aproximadamente, 30 segundos. Isso fará com que o coagulante químico adicionado na etapa anterior se misture melhor à água.
Depois o agitador mecânico realiza o movimento novamente, mas de forma lenta, permitindo que as partículas entrem em contato e fiquem unidas em flocos maiores e mais pesados.
5 – Decantação
A decantação é a separação por gravidade das partículas que foram aglomeradas na floculação. Os sólidos ficam sedimentados no fundo do tanque de tratamento.
O efluente, ou seja, a água que agora está livre de partículas sólidas decanta por um vertedouro para a próxima etapa.
6 – Filtragem
Na etapa de filtragem, a água passa por filtros que são formados por:
- Areia grossa
- Areia fina
- Cascalho
- Pedregulho
- Carvão
7 – Desinfecção
A desinfecção é feita através da adição de cloro líquido e flúor na água para garantir que ela seja isenta de bactérias e vírus quando chegar na casa do consumidor.
Nessa etapa também é realizada a medição do pH da água que deve ser próximo de 7, ou seja, ser neutro.
8 – Reserva
A água tratada é armazenada em reservatórios para manter a regularidade do abastecimento e atender possíveis demandas excessivas da população.
Veja também:
- Cólera – A falta saneamento básico e higiene pode matar
- 8 doenças causadas pela água contaminada
- Dessalinização da água
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.