Etileno

Continue lendo para conhecer esse hormônio vegetal!


O etileno é um dos hormônios produzidos e distribuídos por difusão pelo corpo dos vegetais. A produção dele pode estar relacionada ao amadurecimento dos frutos ou a respostas a condições de estresse, como a seca.

Função do etileno

As principais funções do etileno são o amadurecimento dos frutos, abscisão de folhas das árvores descíduas, aquelas cujas folhas caem durante um período do ano, geralmente, no outono.

Amadurecimento dos frutos

A produção de etileno desencadeia o processo de amadurecimento dos frutos através da digestão enzimática da pectina das paredes celulares, fazendo com que o fruto amoleça.

Durante o aumento de etileno, também ocorre a conversão de amido em açúcares, por isso, a maioria dos frutos, quanto mais maduros estiverem, mais doces e palatáveis eles serão.

O amadurecimento de um fruto, libera etileno no ar e faz com que os frutos ao redor também amadureçam, já que as células absorvem o etileno por difusão.

Etileno
Etileno – Amadurecimento da banana

Abscisão de folhas

A produção de etileno pode ser estimulada pelo aumento da temperatura e por dias mais curtos, o que, consequentemente, diminui a concentração de auxina.

A camada de célula que se desenvolve na base do pecíolo das folhas é chamada de camada de abscisão e são muito sensíveis à presença do etileno.

Quando a concentração de etileno aumenta, a camada de abscisão produz enzimas que digerem a celulose e pectinas da parede das células, fazendo com que elas fiquem frágeis e, assim, o próprio peso da folha ou ação do vento pode fazer com que elas caiam.

Valor econômico do etileno

O etileno possui alto valor econômico porque pode ser utilizado para amadurecimento de frutos após a colheita das grandes lavouras.

Além disso, podem auxiliar no retardamento da senescência das plantas, ou seja, retardar o envelhecimento dos tecidos das plantas, como as flores quando murcham.

Veja também:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More