Giberelina

Continue lendo para conhecer esse hormônio regulador do crescimento vegetal.


A giberelina é um hormônio vegetal relacionado ao crescimento das plantas. Ele foi isolado pela primeira vez por pesquisadores japoneses durante estudos com o fungo Gibberella fujikuroi, em 1930, daí o nome do hormônio.

Inicialmente, pensava-se que somente os fungos produziam e utilizavam esse hormônio. Somente em 1950, descobriu-se que as plantas também eram produtoras de giberelina, e que ela tinha atuação conjunta com a auxina.

As giberelinas podem ser encontradas nas plantas em regiões meristemáticas, raízes e folhas jovens, sementes germinando e nos frutos.

Ela possui diversas funções, mas as principais são o alongamento do caule, crescimento do fruto e germinação de sementes.

Alongamento do caule

A presença de giberelina promove a divisão celular e o alongamento das células, permitindo que o órgão cresça.

A giberelina ativa enzimas que promovem o afrouxamento das paredes das células, permitindo que proteínas expansivas entrem e a célula se alongue.

A ação da giberelina já foi testada em plantas anãs e elas tiveram maior desenvolvimento após a aplicação desse hormônio.

Crescimento do fruto

A giberelina promove o desenvolvimento dos frutos e, em muitos casos, a administração desse hormônio de forma não natural faz com que eles sejam maiores que os frutos convencionais.

Germinação de sementes

A giberelina promove a quebra de dormência das sementes, fazendo com que elas germinem. Essa ação ocorre através de enzimas que permitem a utilização das substâncias de reserva da semente.

Essas enzimas hidrolíticas digerem as substâncias de reserva e remobilizam os nutrientes para regiões meristemáticas, para que o embrião possa se desenvolver.

Germinação do feijão
Germinação do feijão

Veja também:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More