Geografia de Minas Gerais

O estado de Minas Gerais é localizado na região sudeste do país. Sua capital é Belo Horizonte e a área total de 596.522.11 km².

0

O estado de Minas Gerais (MG) está localizado na região sudeste do país. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sua área total é composta por 586.522.11 km², além de 20,5 milhões de habitantes, sendo o segundo mais populoso do país.

A capital do estado é a cidade de Belo Horizonte. Seus limites territoriais correspondem aos seguintes estados, além do Distrito Federal: Espírito Santo, ao leste, São Paulo, ao sul, Rio de Janeiro, ao sudeste, Goiás, ao norte, e Mato Grosso do Sul, ao sudoeste.

Durante o período Colonial, Minas Gerais foi um dos principais centros econômicos do país. Isso graças às suas atividades mineradoras, durante o Ciclo do Ouro. Atualmente, o território ainda tem um destaque econômico, consequência das minas de nióbio e ferro.

O estado também é altamente industrializado, principalmente indústrias automobilísticas. Além disso, Minas Gerais conta com destaque na produção agropecuária, principalmente: milho, leite, soja, carne bovina, café e cana-de-açúcar.

Características geográficas de Minas Gerais

O estado de Minas Gerais tem 853 municípios, sendo a capital Belo Horizonte. Suas principais cidades são: Uberlândia, Contagem, Juiz de Fora, Betim, Montes Carlos, Ribeirão das Neves, Uberaba, Governador Valadares, Ipatinga, Santa Luzia e Sete Lagoas.

O relevo do território é composto, majoritariamente, por planaltos. O ponto mais alto do estado é o Pico das Bandeiras. Em consequência dessas formas de relevo, suas altitudes são elevadas, podendo variar entre 1.200 e 1.400 metros em relação ao nível do mar.

Minas Gerais conta com dois tipos climáticos, sendo o tropical e tropical de altitude. Já as vegetações predominantes são Cerrado e Mata Atlântica. O estado ainda conta com diversos problemas ambientais, que variam entre poluição até erosão.

Relevo de Minas Gerais

O relevo de Minas Gerais é composto, principalmente, por planaltos. Isso com escarpas e depressão na região central. O ponto mais alto do estado é o Pico da Bandeira, com 2.891 metros de altitude.

Pico da Bandeira - Minas Gerais (MG)
Pico da Bandeira – Minas Gerais (MG)

Os geólogos afirmam que, de acordo com a formação geológica e geomorfológica, Minas Gerais pode ser dividido em dez regiões, sendo elas:

  • Depressão do Rio Doce
  • Quadrilátero Ferrífero
  • Planaltos do Leste e Sul de Minas
  • Serra do Espinhaço
  • Depressão do Paraíba do Sul
  • Chapadas do Jequitinhonha
  • Depressão do São Francisco
  • Chapadas do São Francisco
  • Planaltos da Bacia do Paraná
  • Depressão do Jequitinhonha

Clima de Minas Gerais

O estado de Minas Gerais é composto por dois tipos climáticos, sendo o tropical e o tropical de altitude. Este segundo é o mais recorrente, com temperaturas médias correspondentes a 26°C.

A região ainda conta com duas estações bem definidas. A primeira, é quente e chuvosa, que se faz presente entre outubro e março. Já a segunda, é um pouco mais fria, entre os meses de abril e setembro.

Culinária mineira

A culinária mineira é muito popular por seus sabores caseiros, originados da diversidade de povos que habitaram nas terras no período do Ciclo de Ouro. A gastronomia do estado reúne hábitos e ingredientes portugueses e africanos.

Culinária Mineira - Minas Gerais (MG)
Feijão tropeiro mineiro

Além disso, os ingredientes indígenas se fazem presentes, com alimentos simples cultivados em casa, como feijão, milho, mandioca, verduras, entre outros. Um exemplo de prato típico, que exemplifica isso, é o angu, feito apenas com água e fubá de milho.

Outros pratos típicos de Minas Gerais são: frango com quiabo, feijão tropeiro, tutu de feijão, leitão à pururuca, mexidão mineiro e vaca atolada.

Cultura de Minas Gerais

O estado de Minas Gerais tem uma diversidade cultural muito marcante. Isso se encontra nas manifestações religiosas. Em várias cidades, os festeiros, pessoas que se dedicam a organizar festas das igrejas, são figuras muito populares.

A paróquias católicas sempre promovem eventos que movimentam todas as cidades. Além disso, as pessoas do estado têm o costume da hospitalidade, como por exemplo, o hábito de receber a Folia de Reis em casa, oferecendo comida a todos.

Algumas superstições ainda permanecem vivas no estado. Como por exemplo, o atraso de vida gerado pelas roupas deixadas do lado avesso. Isso se originou pela antiga falta de luz elétrica e, caso as roupas não fossem arrumadas da forma correta, poderiam acumular animais peçonhentos.

A arte barroca também influenciou grandemente na cultura do estado e além disso, Minas Gerais conta com escritores consagrados e com uma culinária muito reconhecida.

Recursos Naturais de Minas Gerais

Confira os principais recursos naturais de Minas Gerais:

  • Nióbio;
  • Ouro;
  • Calcário;
  • Feldspato;
  • Diamante;
  • Brita e cascalho.

Problemas ambientais de Minas Gerais

Os principais problemas ambientais de Minas Gerais são:

  • Poluição do ar (principalmente na capital, Belo Horizonte);
  • Erosão do solo;
  • Desmatamento;
  • Poluição de rios.

Veja também:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.