Homeostase
Continue lendo para conhecer esse processo de manutenção das funções internas do corpo!
A homeostase também pode ser chamada de homeostasia e é o processo que o organismo realiza para manter as condições fisiológicas internas que são fundamentais para manter o indivíduo vivo.
Os mecanismos homeostáticos impedem as variações em condições extremas, fazendo com que os efeitos na parte interna do organismo sejam minimizados.
Nos mamíferos, a homeostase acontece em todas as células, tecidos e órgãos, ou seja, ocorre em nível celular e corporal.
O que afeta a homeostase?
Alguns fatores podem afetar a capacidade de homeostase dos seres humanos, causando desequilíbrios nos fluidos do corpo e afetando as funções do organismo.
Entre as principais podemos citar as mudanças de temperatura, a salinidade, o pH e a concentração de nutrientes do meio interno, como a glicose, ureia e gases.
Se algum fator estiver em desequilíbrio, o corpo pode ter alguma função fisiológica prejudicada que pode colocar a vida do indivíduo em risco.
Tipos de homeostase
Homeostase térmica: o tremor muscular, o suor e a metabolização de lipídios são utilizados como mecanismos para manter a temperatura do corpo constante.
Homeostase química: produção de substâncias como insulina, glucagon, absorção de gases e excreção de substâncias tóxicas são utilizadas como mecanismos para manter o equilíbrio de reações químicas do organismo.
Exemplos de homeostase
Todas as reações do nosso corpo são controladas por algum tipo de homeostase. A composição estável do sangue, por exemplo, torna possível que todo o corpo receba nutrientes e gases sem muitas variações todos os dias.
No entanto, os níveis das substâncias no sistema circulatório dependem da homeostase de outros órgãos e sistemas como:
- Regulação do nível de CO2 pelo sistema respiratório;
- Produção, consumo e reservas de glicose pelo fígado e pelo pâncreas;
- Concentração de íons pela filtragem dos rins;
- Produção de hormônios no sistema endócrino;
- Recepção de impulsos nervosos e informações pelo sistema nervoso e endócrino, que são controlados pelo hipotálamo.
Veja também:
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.