O intestino delgado é o maior órgão do sistema digestório e está localizado entre o estômago e o intestino grosso, podendo ter até 5 metros de comprimento.
Função do intestino delgado
O intestino delgado é onde ocorre o final da digestão e a absorção dos nutrientes que irão ser distribuídos para todo corpo do indivíduo.
Portanto, se o intestino delgado não funciona bem, a assimilação de nutrientes também não irá ocorrer de forma adequada, causando problemas de saúde para o indivíduo.
Anatomia do intestino delgado
Esse órgão é divido em três partes chamadas de duodeno, jejuno e íleo. O duodeno e o jejuno estão presentes no quadrante superior esquerdo do abdômen e o íleo no quadrante inferior direito.
Duodeno
O duodeno é a maior parte do intestino delgado, ele é mais largo que o restante e recebe suco pancreático do pâncreas, a bile do fígado e o suco entérico que é produzido no intestino para realizar a digestão química do quimo que foi recebido do estômago.
Depois de passar por essa digestão química no duodeno, o quimo passa a se chamar quilo e segue para o jejuno.
Jejuno e íleo
No jejuno e no íleo é onde ocorre a maior parte da absorção de nutrientes que vai para o sangue. O quilo é formado por moléculas muito pequenas que contêm os nutrientes, vitaminas e sais minerais.
Esses componentes são absorvidos por estruturas presentes nas paredes do jejuno e do íleo, chamadas de microvilosidades.
As microvilosidades são formadas por projeções arredondadas que ampliam a área de absorção do órgão. Depois de absorvidos, os nutrientes são levados a todas as células do corpo através da circulação sanguínea.
Veja também:
- A pele é um tecido ou um órgão?
- Sistema linfático
- Sistema urinário – Órgãos, função, anatomia e principais características
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.