20 Jogos populares para crianças
A hora da brincadeira é o momento mais esperado do dia para a criança e garante alegria e socialização. Confira esses 20 jogos populares para crianças!
A infância atualmente vem sendo tomada por tablets, smartphones e telas de televisão. Assim, muitas crianças não têm as doces memórias de brincar com a família e amigos depois da escola ou durante as férias.
Para evitar que isso aconteça, existem muitas brincadeiras que podem ser incorporadas no dia a dia da criança. Esses momentos são importantes para o desenvolvimento e proporcionam uma interação com o mundo e a sociedade.
Os jogos não são somente para entretenimento, uma vez que oferecem ensinamentos sobre regras e habilidades físicas. Durante o brincar, as crianças aprendem sobre protagonismo, empatia, respeito, paciência e emoções.
Agora que você conhece a importância dos jogos na infância, confira 20 jogos populares para crianças.
1. Amarelinha
Com um giz, desenhe o formato da amarelinha no chão e enumere os quadrados. A amarelinha pode ser maior ou menor de acordo com a capacidade das crianças.
A criança deve se posicionar de costas e atirar uma pedra no desenho. O quadrado em que a pedra cair deve ser evitado. Nas casas de um quadrado, a criança deve pular com um pé e nas casas duplas devem pular com os dois.
Ao pular chegar ao fim, a criança deve pegar a pedra e fazer o percurso de volta. Quem desequilibrar ou pisar onde estava a pedra é desclassificado.
2. Queimada
As crianças devem se dividir em dois grupos e marcar o chão com um risco entre os dois. Com uma bola macia, devem tentar acertar os adversários.
Utilizando somente as mãos, bola pode ser lançada de volta para acertar a outra equipe. Os acertados são queimados e devem sair do jogo até que sobre um vencedor.
3. Esconde-esconde
Essa brincadeira demanda que uma criança seja escolhida para procurar as demais. A criança escolhida deve contar com os olhos fechados até um determinado número, estipulado por todos os participantes ou por um adulto.
Ao final, quem estava contando deve procurar os colegas e tocá-los para eliminá-los. As crianças que forem encontradas devem tentar correr até o local da contagem antes que sejam tocadas.
4. Cabo de guerra
Com uma linha desenhada no chão que marca o meio da corda, dois times devem segurar uma corda longa em cada ponta e puxar para derrubar os adversários por cima da linha.
5. Batata-quente
As crianças devem se sentar em círculo e passar um objeto para o colega ao lado. Uma pessoa deve estar de costas para os participantes ou de olhos vendados enquanto canta batata quente, quente, quente.
Quando a pessoa falar queimou, a criança que estiver segurando o objeto nesse momento deve sair do jogo.
6. Morto-vivo
Com as crianças posicionadas em fila e de frente para um comandante, elas devem escutar os comandos morto ou vivo e abaixar e levantar, respectivamente. Aquele que se enganar deve sair do jogo.
O objetivo é dificultar a sequência de comandos até que sobre uma pessoa que se tornará o próximo comandante.
7. Escravos de Jó
Com as crianças sentadas no chão em roda, devem segurar objetos semelhantes, por exemplo, um copo ou borracha. Ao cantar Escravos de Jó jogavam caxangá devem passar o objeto para o próximo respeitando o ritmo.
No verso tira deve levantar o objeto do chão e no bota deve retorná-lo. No verso deixa ficar devem retirar as mãos do objeto. Ao cantar guerreiros com guerreiros devem passar para o colega e no fazem zigue zigue zá devem levar para o lado e para outro.
Tudo deve ser feito no ritmo da música e em sincronia.
8. Dança da corda
Com uma corda estendida entre duas crianças, as demais devem tentar passar por baixo da corda sem tocá-la, um a um.
Com o passar do tempo, a corda deve ser lentamente abaixada para dificultar o jogo. Quem tocar na corda sai do jogo até que sobre somente um participante.
9. Quente ou frio
Esse jogo pode ter como objetivo achar um objeto ou um participante. Uma criança deve ser escolhida para ser vendada e outra deve ser o guia.
Se for um jogo com vários participantes, eles devem ficar em silêncio enquanto andam pela sala. O guia fala para a criança vendada se está perto ao falar quente e se está longe ao falar frio. Se a criança conseguir encostar em um participante, este é o novo vendado.
Se for um jogo com somente duas pessoas, pode posicionar um objeto na sala para que a criança procure.
10. Sério
Frente a frente, duas crianças devem tentar ficar sérias enquanto provocam risadas no adversário. Aquele que manter a postura é o vencedor.
11. Espelho
Em pares, as crianças devem tentar imitar os gestos da outra como se fosse um espelho. Com um jurado, o par que fez a melhor imitação é o ganhador.
12. Dança das cadeiras
Para começar essa brincadeira, deve haver uma cadeira a menos que o número total de participantes. Com as cadeiras posicionadas em círculo e para fora, as crianças devem andar em volta em círculo ao som de uma música.
Quando alguém parar a música, as crianças devem sentar nas cadeiras. Aquele que ficar sem assento sai do jogo. Em cada rodada, uma cadeira deve ser retirada, até que sobre um vencedor.
13. Jogo da estátua
Com uma música tocando, as crianças devem dançar. Ao parar a música, elas devem se imobilizar. O jurado pode olhar de longe ou andar entre os participantes para provocar e observar de perto quem está parado. Quem mexer, está fora do jogo.
14. Stop
Para esse jogo, as crianças devem desenhar colunas em uma folha de papel. Encabeçando cada coluna, devem preencher os títulos escolhidos como fruta, cor, nome, cidade/estado/país, entre outros. A última coluna deve ser reservada para a soma dos pontos.
Em seguida, uma letra é escolhida ao contar os dedos expostos, sendo que 1 é A, 2 é B e assim por diante. Os participantes devem escrever a palavra de cada categoria iniciando com essa letra. Quem terminar de preencher primeiro deve gritar stop e todos devem parar.
Ao final, os pontos são somados de cada item preenchido — cada um vale 10 e, caso haja repetição, passa a valer 5. Aquele com mais pontos é o ganhador.
15. Pato, pato, ganso
As crianças devem sentar em círculo após escolher quem será o ganso. Em seguida, o ganso deve andar em volta da roda tocando nas cabeças dos colegas falando pato até escolher um para ser ganso para depois sair correndo.
O escolhido deve tentar alcançá-lo antes que este sente no lugar vazio da roda. Caso o colega consiga sentar na roda, o escolhido é o próximo ganso.
16. Telefone sem fio
Forme uma fila ou um círculo e fale no ouvido da criança uma frase. Então, ela deve sussurrar o que entendeu para a próxima criança da mesma forma. Ao final, a última criança deve falar em voz alta a frase que entendeu.
A brincadeira continua escolhendo uma nova iniciante e nova frase.
17. Pular elástico
Com um elástico de, no mínimo, 3 metros, amarrado em volta das pernas de dois participantes, uma terceira criança tenta pular para dentro e para fora do retângulo formado.
As crianças segurando o elástico devem pular e cruzar as pernas aleatoriamente para que o elástico suba e dificulte o jogo.
18. Caça ao tesouro
Um adulto esconde um objeto que será o tesouro e desenvolve pistas em outros lugares. As pistas devem ser cheias de metáforas e incitar a interpretação. Assim, as crianças trabalham em conjunto para decifrar as pistas e achar o tesouro.
19. Passa anel
Uma criança guarda um anel entre as palmas das mãos. As outras crianças devem unir as palmas da mesma maneira enquanto a criança com o anel passa o objeto entre as mãos dos participantes e deposita o anel discretamente.
Ao final, uma criança é escolhida para dizer onde está o anel, podendo acertar ou errar.
20. Jogo das sombras
Em um ambiente escuro, escolha um fundo claro e projete uma fonte de luz nas mãos do participante escolhido. As crianças e adultos podem revezar entre si para gesticular figuras de animais enquanto os demais tentam adivinhar quais são.
Leia também:
- Hora da diversão – Jogo de perguntas e respostas para gincana em casa
- Os melhores nomes para equipes de gincana
- Brincadeiras de carnaval para crianças – Ideias de jogos e atividades
- 9 Brincadeiras do folclore brasileiro
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.